Publicado por Prof. Luana Polon

É comum vermos a bandeira do Brasil hasteada em lugares públicos ou em eventos oficiais. A bandeira tem um sentido identitário, gerando um sentimento de pertencimento a uma nação.

Apesar de conhecermos bem a bandeira do país, ainda existem alguns aspectos que causam dúvidas, como o significado das cores e das estrelas presentes na composição.

Para conhecer mais sobre a bandeira do Brasil, sua história, quem a escreveu, o que significam as estrelas e as cores, e muitas coisas mais, continue lendo este artigo! 

Qual a história da bandeira do Brasil?

A bandeira do Brasil como a conhecemos atualmente deriva do momento da Proclamação da República no ano de 1889, sendo que ela foi modificada pela última vez pela redação da Lei nº 8.421, de 1992, com o acréscimo de uma estrela representando o estado de Tocantins.

Bandeira do Brasil

As estrelas que compõem a bandeira representam as unidades federativas (Foto: depositphotos)

Esta bandeira foi baseada na antiga bandeira do Império brasileiro, preservando suas cores básicas, no entanto, substituindo os elementos imperiais.

Após várias outras bandeiras no contexto em que o território brasileiro estava sob domínio de Portugal e da Espanha, depois no contexto do império, é criada a bandeira atual do Brasil como forma de estabelecer uma república, firmar a soberania nacional e a identidade da nação brasileira.

Como era a bandeira antiga?

O Brasil teve várias bandeiras antes da atual, a bandeira republicana. Afirma-se que o Brasil já tenha tido 13 bandeiras em sua história, sendo que a primeira delas foi a bandeira da “Ordem de Cristo” (1319-1651), símbolo nacional dos portugueses e foi a primeira bandeira hasteada em solo brasileiro.

Veja também: Quantas estrelas têm na bandeira do Brasil

Depois disso, o Brasil teve a “Bandeira Real” (1500-1521), ainda a “Bandeira de Dom João III” (1521-1616). Também estiveram presentes no território brasileiro a “Bandeira do Domínio Espanhol” (1616-1640), a “Bandeira da Restauração” (1640-1656) quando os territórios voltam ao domínio dos portugueses, a “Bandeira do Principado do Brasil” (1645 – 1816), a “Bandeira de D. Pedro II” (1683 – 1706).

Ainda, a “Bandeira Real do Século XVII” (1600–1700), a “Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve” (1816 -1821) e a última bandeira como colônia de Portugal, a “Bandeira do Regime Constitucional” (1821-1822).

Após isso, houve ainda a “Bandeira Imperial do Brasil” (1822 a 1889), e depois da proclamação da república, a bandeira que é utilizada até os dias atuais. Ao longo da história, ela sofreu pequenas modificações com a inclusão de estrelas, conforme eram formados os estados.

Antes da oficialização da bandeira atual, houve ainda uma bandeira de transição, a “Bandeira Provisória da República” (15 a 19 de novembro de 1889), conforme mostra a imagem abaixo:

Bandeira antiga do Brasil

“Bandeira Provisória da República” (Foto: Reprodução | CDN)

Quem fez a bandeira do Brasil?

O modelo atual da bandeira brasileira, ou seja, a bandeira republicana, foi criado por Raimundo Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Villares.

Raimundo Teixeira Mendes foi um filósofo e matemático brasileiro, que nasceu no ano de 1855 e faleceu no ano de 1927. Miguel Lemos também foi um filósofo brasileiro, enquanto Manuel Pereira Reis foi um pesquisador, observador e astrônomo brasileiro.

Já Décio Villares foi um pintor, escultor e desenhista brasileiro. Assim, a bandeira brasileira foi projetada por importantes figuras que viviam naquele contexto no Brasil, e que a pensaram segundo as concepções que se tinham naquele momento histórico. 

Quantas são as estrelas

Onde em bandeiras anteriores estavam expostos os brasões imperiais, na atual bandeira brasileira consta um círculo azul com estrelas brancas de cinco pontas.

As estrelas foram desenhadas em conformidade com o que se via no céu da capital Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, sendo que estas representam as unidades federativas brasileiras.

Veja também: Quantas cidades tem no Brasil? Descubra!

Dentre as estrelas, existe uma única solitária que está acima da faixa branca, esta é a estrela “Spica” e representa o Estado do Pará. Este estado no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.

O Pará era o estado mais Setentrional (Norte) do Brasil, e estava acima da Linha do Equador, já que o Brasil é um país que está disposto nos dois hemisférios terrestres, Hemisfério Sul (em sua maior proporção) e Hemisfério Norte.

São hoje na bandeira brasileira 27 estrelas, representando as 27 unidades federativas – 26 estados e o Distrito Federal. 

Hino a bandeira nacional

Existe um hino criado especialmente para a bandeira brasileira, além do próprio hino nacional: 

Mulher segurando bandeira

A bandeira brasileira possui um hino dedicado a ela (Foto: depositphotos)

Hino à Bandeira

Letra de Olavo Bilac (1865-1918)
Música de Francisco Braga (1868-1945)
Apresentado pela 1ª vez em 9/11/1906

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz.
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Contemplando o teu vulto sagrado.
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Sobre a imensa Nação brasileira
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor.

Para ouvir este hino, acesse o link.

Dia da bandeira do Brasil

No Brasil, existe um dia em começarão a bandeira nacional. No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, sendo que essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, a qual aconteceu no ano de 1889.

No dia da bandeira é comum que existam comemorações em espaços como escolas e órgãos públicos, hasteando este símbolo nacional e cantando o hino, como forma de manter vivo o sentido da nação, da unidade nacional e o respeito pela pátria. 

Veja também: Quais as capitais dos estados do Brasil?

*Luana Polon é Mestre em Geografia pela Unioeste, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU).

Referências

POLON, Luana. Estudo Prático. Significado da bandeira do Brasil. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/significado-da-bandeira-do-brasil/. Acesso em 16 nov. 2018.

LAS CASAS, Renato. Observatório Astronômico Frei Rosário. UFMG. As estrelas da bandeira brasileira. Disponível em: http://www.observatorio.ufmg.br/pas12.htm. Acesso em 18 nov. 2018.

Veja mais!