Publicado por Pollyana Batista

Vamos combinar que mexer em computador é praticamente uma especialidade infantil! Muitas vezes, as crianças sabem manusear mais os equipamentos tecnológicos do que os adultos. Porém, é preciso saber a forma certa de aprender informática da infância.

De acordo com o curso Cia Byte, que oferece aulas direcionadas para a garotada, “dos 9 aos 12 anos, as crianças estão numa das melhores fases de aprendizado, quando ainda têm sede de aprender e incorporam com facilidade bons hábitos como a postura ao digitar, a digitação com os dedos nas teclas certas e o uso produtivo dos programas”.

Esses três fatores são importantes para evitar alguns problemas relacionados ao uso do computador, são eles:

3 dicas para evitar problemas no uso do computador

Aprender informática na infância ajuda a manipular o computador e seus diversos programas

Aprendendo logo cedo, as crianças terão mais desenvoltura no pc quando mais velhas (Foto: depositphotos)

1. Postura errada ao digitar

Não é difícil encontramos adultos cheios de dores referentes ao uso inadequado de computadores. Isso pode ser corrigido logo nos primeiros contatos com as máquinas.

Quando se aprende informática na infância é possível corrigir as posturas erradas na hora de digitar, sentar e mover o mouse, evitando assim grandes problemas ergonômicos.

Veja também: Como aprender a estudar pelo computador e qual a melhor forma?

2. Digitação com poucos dedos

Um dos grandes benefícios de aprender informática ainda na infância é que dá tempo de evitar erros básicos e comuns, como a digitação com apenas alguns dedos.

Ao aprender a utilizar todos os dedos durante a digitação você previne dores e sobrecarga apenas nos tendões. Além disso, a meninada aprende a digitar olhando para a tela do computador e não para o teclado. Isso agiliza muito a digitação e os trabalhos feitos no pc.

3. Programas sem uso

As crianças precisam aprender a mexer em todos os programas do computador. Isso abre uma infinidade de possibilidades. Na prática, o que acontece é que os mais jovens só usam o computador para brincar, jogar e desenhar.

E uma das formas de aprender informática na infância é ajudar o usuário a fazer bom uso de todos os recursos que um computador oferece, entre eles programas interessantes de educação, contabilidade, arte e outros setores de conhecimento.

O que uma criança deve aprender na informática?

Entre as atividades que uma criança deve aprender na aula de informática, os mais importantes são: Downloads de arquivos da Internet; Manipulação de arquivos zipados – zip e rar; Como organizar pastas no Windows; Redes Sociais: fotos, publicações e cyberbullying; Orientação para compras na Internet; Cuidados com as senhas; postura de frente ao computador; Edição de Imagens e Edição de texto.

Veja também: Para que serve um roteador

Note que é fundamental que a criança aprenda não só a manipular o computador e programas, mas também a entender o mundo da internet e mais do que isso: proteger-se dos perigos da rede mundial de computadores. O bullying pela internet, por exemplo, é um tema atual que merece entrar em pauta na educação familiar.

E se você acha que as crianças podem esquecer o que aprenderam na infância, a escola especializada em ensino infantil de informática ressalta que: “todas as crianças guardam muita coisa na cabeça! Por isso, aprendem rápido, guardam para o resto da vida e ficam craques no tablet, celular, notebook, computador”.

Veja também: Como aprender a estudar pelo tablet e qual a melhor forma

Veja mais!