Publicado por Pollyana Batista

Você quer saber maneiras práticas de desamassar as folhas de papel do caderno ou livro? É simples: pegue um ferro de passar e ligue-o em uma temperatura baixa. Em seguida, coloque uma toalha felpuda por cima do papel e passe o ferro. Isso vai ajudar a desamassar.

Se ainda assim as dobras insistirem em permanecer, você pode utilizar um spray com um pouco de água destilada e borrifar no verso do papel e depois passar o ferro de volta com a tolha por cima.

Esse método não pode ser feito em papel cuja tinta desbote com água, pois pode estragar todo o seu documento.

Para livros e cadernos amassados a melhor forma de deixá-los em forma novamente é coloca-los empilhados e por um peso em cima deles e deixar por vários dias. Para proteger as capas, coloque os livros em sacolas plásticas (daquelas de supermercado mesmo) e coloque o peso em cima.

Veja também: Como aprender a estudar pelo celular e qual a melhor forma?

Agora, precisa ser algo bem pesado mesmo para poder tirar a deformação dos livros ou cadernos.

Se o papel amassar, você pode usar alguns truques

A umidade causa mofo e degradação do papel (Foto: depositphotos)

Como evitar mofo em documentos importantes

Além do amassado, existe outro incômodo que pode danificar os seus papéis, livros ou cadernos é o mofo. O cheiro de mofo é recorrente, principalmente em livros e apostilas mais antigas.

Para evitar que isso aconteça, você pode utilizar o seu secador sobre as páginas. Coloque na opção de ar quente, mas não no máximo, para não queimar as folhas.

Depois disso, volte a guardar o livro e utilize sílica gel para absorver a umidade do ambiente e evitar o mofo.

Outro truque que pode ser utilizado em último caso é usar areia de gato. Sabe aquelas areias que são destinadas aos bichinhos para utilizarem como banheiro? Pois é, ela tem uma capacidade enorme de absorver umidade e podem te ajudar na falta do secador e da sílica, sugeridas acima.

Veja também: Como fazer as tarefas da escola sem a ajuda do reforço escolar?

O bicarbonato também pode te ajudar. Coloque uma porção do pó de bicarbonato em um recipiente grande e depois coloque o livro, caderno ou documento que queira livrar da umidade e do cheiro de mofo. Deixe por 72h e confira o resultado.

Observação final: existem alguns cheiros que não podem ser retirados do papel, eles são causados por uma substância que surge da degradação dos ácidos do próprio papel, portanto, não há nada a ser feito.

Como guardar bem seus documentos para não os danificar

O papel é um produto muito frágil. Amassá-lo ou perdê-lo para o mofo não é nada difícil, ao contrário, é bem comum que aconteça.

Documentos

Quando se tratar de um papel muito importante para você, como documentos (certidão de nascimento, casamento, testamento etc) plastifique-os em uma papelaria profissional, você vai evitar que o mesmo amasse, amarele, mofe ou qualquer outro dano.

Livros

Os livros também merecem uma atenção especial. Só os guarde em pé se eles estiverem enfileirados e bem apertados entre si. Caso contrário, guarde-os deitados, sempre com um peso em cima.

Veja também: Qual a melhor forma de separar um caderno de matérias? 

Para evitar o mofo, mantenha o lugar arejado e iluminado. Sempre os acondicione com papelotes de sílica para manter as traças e mofo bem longe.

Veja mais!