Publicado por Katharyne Bezerra

Já pensou em várias formas de como ser um cantor? Geralmente, esse sonho acompanha as pessoas desde criança. Outras vezes surge com o passar do tempo e com os elogios que aparecem ao longo da vida.

Mas o que todo interessado pela música quer saber é: O que fazer para se tornar um cantor profissional? E mais, como viver de música?

Assim, seja cantor ou cantora o profissional em si busca reconhecimento pelo seu trabalho. E, independentemente do estilo escolhido, como funk, rap, sertanejo, rock e até gospel, a fama é um desejo consequente desse meio artístico.

Contudo, o que os especialistas do universo da música afirmam é que não há uma “receita de bolo” para aprender como ser um cantor. Porém, é possível sim seguir algumas dicas que podem ajudar esse sonho se tornar realidade.

Portanto, se você quer ser um cantor ou cantora, leia esse artigo até o final. Além de aprender algumas dicas para seguir carreira musical, você também pode entender um pouco mais sobre o universo da música.

Quero ser cantor: como e por onde começar?

Para ser cantor vale estudar música, aprender a tocar um instrumento e fazer canto

Para seguir o ramo musical é importante ter talento (Foto: depositphotos)

1. Ter talento

Seus pais dizem que sua voz é bonita? Em festinhas você é cobrado para puxar canções com um violão? Entre os amigos você é referência quando o assunto é música?

Se alguma dessas situações acontece em sua vida, isso pode ser um indicativo de que você tem talento. E para especialistas esse é um dos passos para ser cantor.

Em uma entrevista para o canal no YouTube do Estadão, o produtor musical Rick Bonadio afirma que se você não tiver talento, você “nunca vai fazer música”. E isso pode acontecer mesmo que você goste e escute muita música.

2. Estudar música

Com o talento descoberto, é hora de estudar música. Através do estudo é possível aprimorar o talento que você possui. Além disso, é a única forma de você criar suas próprias referências, ouvindo, pensando e sentindo a música.

Poucas pessoas sabem, mas existem cursos de ensino superior com foco em música. Isso tudo sem contar nos cursos técnicos que visam essa área. Há também as aulas de canto, violão e outros instrumentos que podem ser feitas com professores particulares ou de graça em instituições sem fins lucrativos.

Consumir, pesquisar e entender os estilos também são atitudes fundamentais para se encontrar nesse universo de possibilidades que é a música. No Brasil mesmo existem variados tipos, como: Rock, Pop, Sertanejo, Rap, Hip Hop, Funk, Gospel. Além dos subtipos desses e de outros estilos.

Assim, é preciso entender todas essas formas de se produzir música. Consequentemente, você acaba se identificando por alguma delas e seguindo por esse caminho.

Veja também: Como criar uma letra de música

3. Aprender a tocar instrumentos

Um cantor não precisa saber tocar todos os instrumentos que existem, mas é importante que ele saiba pelo menos um deles. Isso porque é necessário saber sobre notas, tons e todos os demais conceitos musicais.

Além disso, o mercado da música está cada vez mais concorrido. Quanto mais você se destacar, melhor será para construir uma carreira sólida. E aprender a tocar instrumentos pode ser uma maneira de conseguir isso.

4. Ter diferencial

“[…] tentar fazer um som original, algo novo. E não copiar o que já existe ou o que já existiu por muito tempo. Isso, definitivamente, vai tornar você mais um e não vai adiantar”, recomenda o produtor musical Rick Bonadio no Estadão, sobre o que deve ser feito por quem está começando agora.

Tocar instrumentos, ter uma voz boa, entender de música são algumas possibilidades. Além disso, é preciso que o cantor tenha personalidade, evitando copiar outros artistas. Isso tudo requer muito estudo e dedicação.

5. Saber planejar

Planejamento é essencial para quem está começando a carreira. Isso porque, ser cantor no Brasil é uma tarefa difícil, tendo em vista a concorrência que existe. Assim, é preciso pensar como você vai atingir o público que deseja.

“O planejamento é premissa básica para uma música fazer sucesso, é preciso antes de lançar a música pensar no que virá depois para manter sua divulgação”, explica o especialista em marketing para artistas Dhiego Bicudo da Agência ICOMP.

Portanto, não adianta apenas pensar em música, fazer um clipe, jogar na internet e esperar os resultados surgirem. É preciso pensar e elaborar estratégias para alcançar o seu público, seja por meio da internet ou até mesmo do rádio.

Lembre-se, nenhum artista ganhou fama do nada. Cada cantor brasileiro possui uma história de muito esforço e dedicação. O sucesso é apenas uma consequência de um trabalho pensado e articulado.

6. Pensar em ser cantor como profissão

Pensar em cantar profissionalmente é eliminar a possibilidade de fazer isso como puro passatempo. Para se tornar um cantor ou cantora, você deve ver a música como seu meio de ganhar dinheiro e não como um extra no mês.

Portanto, ao pensar em ser cantor como profissão você dedica seu tempo ao seu trabalho. Neste caso, o trabalho é a música. E trabalhar com ela não se limita a subir no palco, é preciso se esforçar por trás dele. Sempre ouvindo referências, estudando e se dedicando.

7. Gostar do que faz

Para ser um cantor também é necessário gostar do que se faz, assim como em outras profissões. Só dessa maneira para ter realmente inspiração e produzir canções que consigam tocar o público. 

Fale do que você gosta ou de situações que ocorreram em sua vida. As pessoas vão se identificar com as letras e vão gostar delas por essa mesma razão.

8. Persistir

Como já foi mencionado antes, nenhum cantor surgiu do nada. Por trás de cada profissional há uma história de muito esforço e dedicação. Só assim para conseguirem espaço no cenário musical do Brasil.

Por exemplo, a Simone e Silmara foram backing vocals do cantor Frank Aguiar. Atualmente, fazem sucesso em todo o Brasil. Assim como elas, outros artistas precisaram passar por um longo caminho até chegarem à fama de hoje.

Veja tambémDescubra quais os benefícios de estudar música

9. Superar os medos

Depois de todos esses tópicos, vem o de superar os medos. E é uma situação muito recorrente nessa profissão. Começando pela falta de estabilidade financeira no início da carreira e também pelas possíveis críticas no decorrer da profissão, principalmente de pessoas próximas.

Contudo, em meio a tudo isso, é preciso ser forte e persistir no seu sonho. Se ser cantor é o que você quer para o seu futuro, então é preciso passar por essas barreiras. Com talento, estudo, dedicação e planejamento você consegue.

10. Divulgar pelas redes sociais

É preciso investir em divulgação online de seus trabalhos. Isso porque, as pessoas estão na internet.

De adultos até crianças, online é o status mais comum nos dias de hoje. Por exemplo, em uma pesquisa da TIC Kids Online Brasil estima-se que aproximadamente oito a cada dez crianças e adolescentes (82%) com idades entre 9 e 17 anos são usuários de Internet.

Dessa forma, é preciso estar com seu trabalho nas redes sociais, como: Facebook, Twitter, Instagram e, claro, YouTube. 

Outras dúvidas de quem está iniciando carreira na música

Para ser um cantor de sucesso é preciso estudar estilos e escolher com o qual se identifica

Existem cursos presenciais e na internet voltados para a música (Foto: depositphotos)

Fama ou Sucesso: como conseguir?

Para o produtor Rick Bonadio, fama e sucesso são resultados totalmente diferentes. Em palestra intitulada de Sucesso na música e nos negócios”o especialista conta por que um é mais importante que outro na carreira de um artista.

“O sucesso verdadeiro é a gente não se enganar. […] Então você é famoso, mas depois todo mundo te esquece”, explica. Isso significa dizer que enquanto o sucesso é um resultado que perdura por muitos anos, a fama é um que acaba após um curto espaço de tempo.

Então, você quer ser um cantor famoso ou com sucesso? Essa deve ser a pergunta que vai direcionar a sua vida e sua carreira musical. A música deve ser um meio de trabalho e de diversão para quem produz.

Portanto, as dicas dadas anteriormente servem como guia para que o profissional acerte na carreira. Também servem para que você consiga encontrar meios de como ser um cantor de sucesso.

Qual estilo musical escolher?

Existe no Brasil uma variedade de estilos musicais e por isso fica a dúvida: qual escolher? Entre os mais populares têm o sertanejo, o rap, o funk, o gospel e o pop. Contudo, ao mesmo tempo em que existem muitas opções é preciso destacar também que há enormes diferenças entre esses estilos.

Além do ritmo e dos tons, esses estilos musicais possuem letras muito diferentes. Enquanto alguns ostentam riquezas, outros retratam a realidade de sociedades mais pobres. Além disso, há quem fale mais de amor entre as pessoas e outro que fale mais sobre o amor de Deus.

Diante de toda essa gama de ritmos, você deve escolher aquele que mais combina com você e com seu estilo de vida. A sua realidade deve combinar com o estilo de música escolhido por você e assim suas canções terão mais sentido para você e para seu público.

Veja também: 5 de março e o Dia Nacional da Música Clássica

Cursos para ser cantor

Quem deseja viver da música, pode começar a se dedicar aos estudos desde logo cedo. Além de fazer cursos em universidades federais em todo o Brasil, o aluno pode prestar vestibular para institutos federais.

Nessas instituições é possível aprender a historicidade da música e também sobre ritmos. Aulas práticas são repassadas aos estudantes para que eles consigam aprender a tocarem instrumentos ou aprimorarem essa habilidade.

O canto também pode ser desenvolvido durante esses cursos. Assim como podem ser trabalhados fora de uma instituição federal. Isso porque existem cursos online e presencial com aulas de canto. Tudo isso para que você saiba como ser cantor.

Veja mais!