Publicado por Prof. Luana Polon

Saber qual é o maior rio do Brasil é uma forma de conhecer mais sobre os recursos hídricos do país e se manter informado a respeito das curiosidades envolvendo esse tema.

O Brasil é um território rico em recursos hídricos. Existem importantes rios nas terras brasileiras, os quais são utilizados para abastecimento da população, produção de energia hidrelétrica, navegação, pesca e turismo.

É no Brasil que está presente a maior bacia hidrográfica do mundo, a qual é formada por um rio principal e seus afluentes. Acredita-se que o Brasil possua cerca de 12% do total de disponibilidade de água doce do planeta Terra.

No entanto, essa água não está distribuída de forma igualitária pelo território brasileiro, com praticamente 80% das águas na região Norte. Quer saber mais sobre as águas do Brasil? Confira este artigo produzido pelo Estudo Kids!

Maior rio do Brasil em extensão

O maior rio existente no território brasileiro é o Amazonas. Ele não é um rio totalmente brasileiro, pois nasce na região dos Andes, no Peru e deságua no Oceano Atlântico (Norte do Brasil).

Imagem do rio Amazonas aérea

Apesar de não ser totalmente brasileiro, o Rio Amazonas é considerado o maior do país (Foto: depositphotos)

A bacia hidrográfica do rio Amazonas se estende sobre o Brasil (63%), Peru (17%), Bolívia (11%), Colômbia (5,8%), Equador (2,2%), Venezuela (0,7%) e Guiana (0,2%).

Além de ser o maior rio em extensão do Brasil, é também o mais caudaloso do mundo. Ou seja, é o rio que possui o maior fluxo de águas. A Região Hidrográfica Amazônica é responsável por abrigar cerca de 75% da disponibilidade de água do Brasil como um todo.

O Brasil tem importantes rios em seu território. Os rios brasileiros possuem grande importância para o abastecimento da população, com prioridade para o consumo humano e animal, além do lazer, da pesca e da navegação.

Os rios brasileiros são importantes também para atividades como irrigação, indústria e produção energética.

Qual a sua importância?

Todos os rios do Brasil são importantes, e dependendo de suas características são utilizados para fins como navegação, construção de usinas hidrelétricas, etc.

O rio Amazonas está localizado na Planície do Rio Amazonas, onde os rios podem ser amplamente utilizados para a navegação, pois não possuem cachoeiras em sua extensão. No entanto, por conta da força das águas estes rios são usados para produção energética.

O rio Amazonas é de fundamental importância para os povos tradicionais que vivem na região. Nas comunidades ribeirinhas, são as dinâmicas do rio Amazonas que ditam as regras da organização social.

É por meio do rio que estas pessoas se deslocam aos centros urbanos, também é do rio que elas retiram parte essencial de sua alimentação.

Além disso, há uma ampla quantidade de espécies de animais que vive e depende das águas do rio Amazonas. O turismo nas margens desse recurso natural também dinamizam as comunidades locais.

Jovens em um barco

O turismo é uma atividade muito importante para as comunidades ribeirinhas (Foto: depositphotos)

Qual é o segundo maior rio do Brasil?

Dentre os rios presentes no território brasileiro, o segundo maior é o rio Paraná. Este importante curso d’água é formado a partir da junção entre os rios Parnaíba e Grande.

O rio Paraná recebe ainda águas de outros rios de destaque, como o é o caso do Tietê, do Paranapanema, do Iguaçu e do Paraguai.

Ao se encontrar com o rio Uruguai, juntos formam o chamado rio da Prata. Desembocando finalmente no Oceano Atlântico.

Este rio marca também a fronteira entre o Brasil e o Paraguai até chegar ao rio Iguaçu. Neste ponto, os rios formam a chamada Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Maior rio subterrâneo

Em anos recentes (2010), os pesquisadores trouxeram a notícia de que haviam descoberto um rio subterrâneo na Amazônia brasileira. Este rio estaria a 4.000 metros abaixo do rio Amazonas, sendo que o fluxo das águas de ambos seria o mesmo.

O nome desse rio descoberto é “rio Hamza”, e ele nasce na Cordilheira dos Andes, especificamente no Peru, seguindo seu percurso de forma vertical até o estado do Acre.

Do território do Acre, ele seguiria na horizontal seu trajeto, passando pelos estados do Amazonas, do Amapá e também do Pará. Por fim, desaguando no Oceano Atlântico.

Os pesquisadores ainda estão estudando maiores detalhes sobre este grande rio subterrâneo brasileiro.

Qual é o maior rio que nasce no território brasileiro?

O maior rio que nasce em território brasileiro não é o Amazonas, isso porque o rio Amazonas nasce no Peru.

Dos rios que nascem no Brasil, o maior é o rio Paraná, o qual nasce na confluência dos rios Grande e Paranaíba, entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Já o rio São Francisco, apelidado de “Velho Chico”, é o maior rio totalmente brasileiro, nascendo na Serra da Canastra (Minas Gerais) e desaguando no Oceano Atlântico.

Barcos e ponte no rio

O Rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro (Foto: depositphotos)

Quais os rios de maior volume de água?

O Brasil é um país muito privilegiado em relação ao volume de águas, contendo em seu território três das bacias hidrográficas que contêm o maior volume de água doce do mundo, as quais são: do rio Amazonas, do rio São Francisco e ainda do rio Paraná.

Dos rios do mundo, o Amazonas é o que possui o maior volume de águas.

Qual o maior rio do mundo?

Até poucos anos, acreditava-se que o rio Nilo era o mais extenso do mundo. No entanto, com expedições e uso de recursos como sensoriamento remoto e geoprocessamento, averiguou-se que da nascente, nos Andes peruanos, até a foz, no oceano Atlântico, o rio Amazonas é o mais extenso do mundo.

Ao longo de seu curso, ele recebe várias denominações, como Apurimac, Ene, Tambo, Ucayali, Solimões, etc.

Para os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o rio Amazonas teria 6.937 quilômetros (km) de extensão, enquanto o rio Nilo teria 6.852 quilômetros de extensão.

Isso teria acontecido porque o rio Amazonas vem sofrendo um processo de expansão anual de seu leito.

Os maiores rios do Brasil

Existem muitos grandes e importantes rios no Brasil, no entanto, alguns dos maiores que podem ser citados são:

  1. Rio Amazonas – 6.937 km
  2. Rio Paraná – 3.942 km
  3. Rio Madeira-Mamoré – 3.315 km
  4. Rio Purus – 3.218 km
  5. Rio São Francisco – 3.180 km
  6. Rio Tocantins – 2.699 km
  7. Rio Araguaia – 2.627 km
  8. Rio Japurá – 2.615 km
  9. Rio Paraguai – 2.549 km
  10. Rio Juruá – 2.410 km

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

BRASIL. Agência Nacional de Águas – ANA. “Quantidade de água“. Disponível em: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/quantidade-da-agua. Acesso 24 mai. 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE. “Estudo do INPE indica que o rio Amazonas é 140 km mais extenso do que o Nilo“. 2008. Disponível em: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=1501. Acesso em 24 mai. 2019.

BRASIL. Fundação Joaquim Nabuco. “Rio Amazonas“. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=1054:rio-amazonas. Acesso em 24 mai. 2019.

Veja mais!