Por Katharyne Bezerra em 08/10/2018

Já parou para pensar em quais são os melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos? É claro que cada um vai listar os seus preferidos, mas através de uma pesquisa de classificação na internet conseguimos listar os mais divertidos dependendo da finalidade dele.

Por exemplo, neste artigo você confere 12 dos melhores jogos de tabuleiro que servem para família, jogar com amigos ou para duas pessoas. Também há opções ideias para crianças, os mais modernos e os de estratégia.

Além desses, trouxemos informações sobre jogos que estão em alta como o War. Tudo isso sem contar nos jogos de tabuleiro antigos, mas que ainda fazem o maior sucesso dentro dos lares brasileiros.

Portanto, acompanhe agora mesmo quais são os tipos de jogos de tabuleiro e as características de cada um deles. Depois escolha a melhor opção para você e sua família se divertir.

Melhores jogos de tabuleiro

Jogo tabuleiro

Esse jogos são dinâmicos e estimulam o raciocínio (Foto: depositphotos)

  • Imagem & Ação
  • Jogo da Vida
  • Catan
  • King of Tokyo
  • Xadrez
  • 7 Wonders Duel
  • Dobble
  • Flick’em Up
  • Dixit
  • Pandemic
  • Zombicide
  • Dead of winter

Para família

Jogo da Mesada já é, pelo nome, uma brincadeira ideal para ser feita entre os pais e as crianças. A ideia desse jogo de tabuleiro é fazer com que os pequenos consigam administrar bem o dinheiro de suas mesadas.

Como é um jogo para crianças a partir de 6 anos, consegue ser ideal para muitas famílias. E o melhor, pode ser jogado entre duas a seis pessoas. No final, ganha quem melhor souber administrar o seu patrimônio e terminou com mais dinheiro.

Outra brincadeira de tabuleiro ideal para famílias é o Jogo da Vida. Como o próprio nome já induz, o objetivo é crescer na vida. Por isso, cada participante tem que estudar, arrumar um emprego, casar, ter filhos e conseguir alcançar uma série de situações cotidianas.

Ao conseguir o crescimento profissional e pessoal, o jogador está mais próximo de vencer. No entanto, a conquista dessas metas pode ocorrer ou não em ordem cronológica ou simplesmente nem acontecer. Tudo isso vai depender de questões de sorte e das decisões tomadas por cada envolvido.

Para quem participa de uma partida do Jogo da Vida, é preciso saber que pode ocorrer vira-voltas. As vezes um jogador está perdendo, mas em algumas rodadas ele logo se recupera. O bom desse jogo é que toda a família pode participar, pois o número de jogadores varia entre dois a oito. Além disso, a faixa etária é a partir de 8 anos.

Para jogar com amigos

Agora se você deseja desafiar seus amigos com jogos de tabuleiro, uma boa dica é o Catan. Essa é uma brincadeira de colonizador, na qual os participantes precisam construir o maior número de propriedades.

Em uma tabuleiro composto por hexágonos, há regiões que produzem algumas matérias-primas como barro, minério, madeira, trigo e ovelhas. Cada jogador começa com duas aldeias e duas estradas, que são posicionadas onde cada pessoas quiser. Todas as vezes que sair o número correspondente a propriedade de alguém, esse indivíduo ganha o material indicado.

Aos poucos, os jogadores ganham matéria-prima e podem trocar entre si. Assim podem construir mais aldeias, casas ou estradas. Ganha quem chegar em 10 pontos primeiro e eles são alcançados através das pontuações que cada construção possui. Cada partida pode ser jogada por, no máximo, quatro pessoas.

Um outro jogo divertido para animar uma roda de amigos é o King of Tokyo. Com essa brincadeira, cada jogador assume a posição de um monstro. Existem duas formas de vencer esse jogo: a primeira delas é derrotando todos os demais monstros com seus ataques, ou se tornando o monstro mais famoso de Tóquio.

Antes de mais nada, cada participante ganha uma cartela que indica as vidas dos monstros (são 10 no total, podendo ser aumentada para 12) e a fama (começa do zero e vai até 20).

No decorrer das partidas, cada jogador tem a chance de rolar os seis dados do jogo até três vezes. Com isso, pode conseguir vidas (coração), fama (com um trio de números iguais, de 1, 2 ou 3), energia (raio) ou ataques (patas).

Através das rodadas dos dados, é possível fazer as mais diversas combinações. Mas cada partida pode ser jogada por até seis participantes.

Para duas pessoas

Um jogo clássico para duas pessoas é o xadrez, que pode ser jogado amistosamente ou profissionalmente. Trata-se de uma atividade divertida e que ainda contribui para o desenvolvimento cerebral dos jogadores.

De uma forma geral, cada jogador tem oito peões, duas torres, dois bispos, dois cavalos, uma dama (rainha) e um rei. O objetivo desse jogo é deixar o rei do oponente sem condições para movimentar-se, chamado de cheque-mate.

Também há outro jogo ideal para uma disputa entre duas pessoas, ele é chamado de 7 Wonders: Duel e é uma versão de um outro jogo feito para mais pessoas. Nesse jogo estratégico, há três formas de vencer.

A primeira delas é adquirindo uma carta militar, a qual permite que o jogador avance o marcador militar em direção a capital do oponente. Isso pode render-lhe bônus em algumas posições e se o jogador chegar até a capital oposta, ele vence imediatamente.

Já a segunda forma é conseguindo os seis símbolos científicos, alcançando assim o domínio da ciência e ganhando automaticamente. Por fim, mais uma maneira de vencer: ser o jogador com mais pontos no final do jogo.

Veja também: Jogos nostálgicos educativos para crianças

Para crianças

Para crianças a partir de 7 anos, o Dobble pode ser um jogo muito divertido. Além disso, é uma brincadeira que pode ser jogada de cinco maneiras diferentes. Uma das formas de brincar é distribuindo uma carta redonda para cada participante, na qual possui algumas figuras.

Em seguida, as demais cartas são embaralhadas e colocadas de cabeça para baixo. Em cada rodada, uma carta é virada para cima e colocada no centro da mesa. Cabe a cada jogador reconhecer alguma imagem nela que também tem na sua própria carta.

Depois de reconhecer, deve falar o nome do desenho e colocar a mão em cima da carta. O primeiro a colocar a mão, ganha a carta. Portanto, vence o jogo quem tiver mais cartas.

Outra opção de jogo para as crianças é o Flick’em Up. Esse divertido jogo de faroeste tem como objetivo derrotar os jogadores do oponente. Antes de jogar, os participantes são divididos em dois grupos e cada uma tem a oportunidade de “atirar” através de um peteleco.

No entanto, Flick’em Up possui um cenário divertido e que pode ser modificado dependendo do manual. Portanto, há vários obstáculos que podem dificultar o acerto dos petelecos.

Modernos

Também há dicas para quem deseja jogos de tabuleiro mais modernos. E em primeiro lugar nessa categoria está o Dixit, um jogo que exige muita criatividade dos participantes. Nessa brincadeira, cada rodada é composta por um narrador, que ao olhar as seis cartas de sua mão, deve escolher uma delas e dizer uma frase, palavra, som que a simbolize.

Em seguida, os demais jogadores devem escolher uma carta de suas mãos que pode significar aquela mesma frase dita pelo narrador. Com todas as cartas no centro da mesa e de cabeça para baixo, o contador deve embaralhas e virar uma a uma.

Cabe aos demais jogadores escolher qual é a verdadeira carta colocada pelo narrador. Quem acertar a carta certa, anda três casas no tabuleiro. Quem engana alguém com sua carta, anda uma casa para cada pessoa enganada. E o narrador só anda três casas quando nem todo mundo acerta e nem todo mundo erra.

Um outro jogo moderno de tabuleiro é o Pandemic. Ao contrário de todos já citados, essa brincadeira é cooperativa e por isso os jogadores não são oponentes. Portanto, é preciso que os participantes joguem em conjunto para que consigam tratar os focos de doenças virais ou a cura para as quatro pragas do jogo.

Jogos de estratégia

Dois jogos de estratégia são o Zombicide e o Dead of Winter. Ambos são cooperativos, sendo os jogadores contra o próprio tabuleiro. Além disso, essas brincadeiras envolvem a luta contra os zumbis.

Jogo de tabuleiro

O Jogo da Vida, Catan, King of Tokyo e Xadrez são exemplos de jogos de tabuleiro (Foto: depositphotos)

War jogo de tabuleiro

Quem tem mais de 10 anos pode se divertir com o War, um jogo cheio de estratégia e bastante competitivo. Nessa brincadeira, o tabuleiro é dividido com as seis regiões do planeta: África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania.

Com isso, o objetivo de cada jogador é conquistar o maior número de territórios possíveis. Pode jogar de três a seis pessoas e tem um nível de dificuldade médio. Atualmente, está fazendo um maior sucesso entre os jogos de tabuleiro e por isso é uma indicação extra do Estudo Kids.

Jogos de tabuleiro antigos

Além de todos os jogos já citados anteriormente, existe ainda outros jogos de tabuleiro que apesar de antigos ainda fazem sucesso entre as pessoas. Por isso, citamos aqui três exemplos de jogos que valem a pena ter em casa, são eles: Ludo, Dama e Banco Imobiliário.

Veja também: Como jogar damas: dicas para os iniciantes

Enquanto o Ludo pode ser aproveitado por uma família de até quatro pessoas e se trata de sorte. A Dama é um jogo de até duas pessoas e conta com estratégias para que o jogador vença.

Já o Banco Imobiliário é uma mistura de sorte e estratégia. Além de sorte nos dados, é preciso tomar as decisões certas para conseguir juntar o máximo de dinheiro que conseguir e assim ganhar o jogo.

Jogos de tabuleiro online

Até aqui você pôde acompanhar os melhores jogos de tabuleiro, sejam eles para jogar com a família, com amigos, com duas pessoas, para crianças, os modernos e os de estratégia. Também conferiu como funciona o War e os demais jogos de tabuleiro que são clássicos, como Dama, Ludo e Banco Imobiliário.

No entanto, essas opções custam um valor e por isso muitas pessoas procuram por jogos de tabuleiro online. É claro que nem todos os tipos são encontrados, mas alguns deles podem ser jogados pela internet através de alguns sites, como: Mega Jogos, Click Jogos, e Jogos 360.