Publicado por André Luiz Melo

Certamente você já deve ter ouvido bastante duas palavras bem comuns na geografia, que são município e cidade. É, mas cuidado para não trocar os conceitos, pois uma não possui o mesmo significado que a outra. Não se deve confundir uma grande cidade com o que seja um grande município.

Por exemplo, talvez se te perguntassem qual o maior município do Brasil você respondesse São Paulo. Certo? Mas calma lá! A capital paulista é a maior cidade do país, a metrópole mais extensa em terras tupiniquins e que está situada no Estado de São Paulo, na região Sudeste. Maior município, não.

A região Norte é onde está situado o maior município do Brasil. Sabe qual é o nome do mesmo? Altamira. Essa extensa localidade territorial está situada no Estado do Pará.

A área territorial do município de Altamira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compreende 159.695 quilômetros quadrados. Essa localidade possui um território maior, inclusive, que o do Estado de Sergipe, que equivale a apenas 21.910 quilômetros quadrados.

Município e cidade - Entenda a diferença entre ambos

Foto: Reprodução

Compreendendo a diferença

Município

Uma determinada área territorial gerenciada por uma prefeitura (poder executivo) e uma câmara de vereadores (poder legislativo) corresponde a um município (que inclui sede, sítios, povoados, vilas e distritos). Vários municípios, cujas divisas são delimitadas de forma legal, correspondem à divisão territorial de um respectivo Estado da Federação.

Cidade

Por outro lado, a área urbana mais desenvolvida de um determinado município é considerada sua sede, que por via de regra acaba ganhando a terminologia de cidade.

A sede urbana de um município é a região mais habitada do mesmo, dotada da maior concentração populacional da localidade e que possui infraestrutura básica para a vida social, como ter ruas, bairros, escolas, unidades de saúde, entre outros.

De tal modo que, além do distrito-sede ou cidade, um município é composto por vários distritos e vilas desprovidos de autonomia municipal, o que os caracteriza em não emancipados.

Agora, sim. Depois de compreendido o assunto, considere São Paulo a maior cidade (e não município) do Brasil. A capital paulista é mais populosa do país, com 11.895.893 milhões de habitantes.

Veja mais!