Publicado por Priscila Melo

O que é o que é? Tem bico de pato, mas não tem pena. Tem rabo de castor, mas nada rói? Se você respondeu o ornitorrinco, acertou!

O exótico ornitorrinco

Foto: Reprodução

O ornitorrinco é conhecido cientificamente como Ornithorhynchus anatinus. Este animal, bastante exótico, é uma mistura de ave com réptil. É uma espécie do grupo dos Monotremados, assim como os equidnas, que são aqueles animais que põem ovos, mas são mamíferos. Tem um bico e patas muito semelhantes aos dos patos, mas não possui penas. A fêmea amamenta seus filhotes e por isso essa espécie é classificada como mamífero. O macho é o único que tem um esporão venenoso nas patas traseiras, que usa-os para se defender, caso se sinta ameaçado. Este tipo de animal apenas é encontrado nas regiões da Austrália e Tasmânia.

Como se alimentam?

Considerado como animal carnívoro, o ornitorrinco se alimenta de vários animais que vivem em lagos, rios e córregos, como por exemplo: Vermes, moluscos, crustáceos, peixinhos e insetos aquáticos. Quando adultos, eles não possuem dentes, então utilizam das placas córneas do maxilar para poder mastigar suas presas.

Frequentemente ele pode ser encontrado na água, mas o ornitorrinco é um animal terrestre. Ele vive um bom tempo nos rios e lagos, porque é lá que ele vai caçar suas presas. Seu bico possui vários sensores nervosos que lhe ajudam a perceber suas presas. E ao ficar submerso, seus olhos, nariz e ouvidos são tapados por uma membrana para evitar que se encham de água. Esse bichinho consegue ficar submerso por até cinco minutos e é um excelente nadador, pois em suas patas há uma pele ligando cada dedo, assim como os patos.

A reprodução

Os ornitorrincos vivem cerca de 15 anos.  Sua reprodução só começa a partir do sétimo ano de vida e eles podem chegar ao tamanho de 60 centímetros. As fêmeas geralmente põem de 2 a 3 ovos, onde os filhotes acabam nascendo entre o sexto e décimo dia após pôr. Os filhotes nascem totalmente “pelados”, ou seja, sem pelagem alguma, cegos, e possuem um único dente no bico que o ajudará a sair do ovo, logo depois de sua saída, este dente cai. O leite da mãe sai através de poros em seu abdômen e os filhotinhos terão que lamber para se alimentar, pois as mamães ornitorrinco não possuem mamas. Eles ficam sobre o cuidado da mãe até alcançarem o tamanho médio de 30 centímetros, passando a viverem sozinhos depois disso. O ninho é feito na terra, tipo um túnel, tendo cerca de 1,8 metros de profundidade. Os ovos medem de 2 a 2,5 centímetros e são moles, semelhantes aos da tartaruga.

Veja mais!