Publicado por Débora Silva

O planeta Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol e um dos oito planetas do nosso sistema solar, a Via Láctea. O nosso planeta reúne condições únicas que possibilitam a existência dos seres vivos, como a presença da atmosfera e de água em estado líquido, além de uma boa distância do Sol, que não faz da Terra um lugar extremamente quente e nem tão frio.

O planeta Terra

Foto: Reprodução

A formação do planeta tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos, quando a sua massa começou a resfriar-se, criando as primeiras rochas. Comparando-se a Terra aos demais planetas que orbitam ao redor do Sol, a Terra é o quinto em tamanho, com um diâmetro de aproximadamente 12,5 mil quilômetros.

De que é formado o planeta Terra?

Cerca de 70% da superfície terrestre é formada por água, compondo a chamada hidrosfera. Os outros 30% constituem as terras (emersas e recobertas pelas águas dos oceanos) que formam a litosfera (crosta terrestre). Abaixo da litosfera existem mais duas camadas: o manto, que é composto basicamente por magma, e o núcleo, que possui as temperaturas mais altas do planeta.

A atmosfera (a porção mais externa do planeta) é a camada de gases que envolvem a Terra, sendo composta principalmente por nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), além de argônio (1%) e vestígios de água e gás carbônico.

Os movimentos realizados pelo planeta Terra

A Terra realiza alguns movimentos, entre os quais se destacam a rotação e a translação. A rotação é o movimento que o planeta realiza em torno de si mesmo e é o responsável pela alternância dos dias e das noites; a translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo o responsável pelas estações do ano.

O planeta Terra e o seu satélite natural: a Lua

O nosso planeta possui apenas um satélite natural: a Lua. Graças à atração gravitacional entre a Terra e a Lua, os ciclos de movimentação das marés podem ser previstos, auxiliando nas atividades de navegação e pesca.

Curiosidades

  • O “Dia do Planeta Terra” é comemorado no dia 22 de abril.
  • O ano de 2008 foi o “Ano Internacional do Planeta Terra”. A data foi determinada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção da população mundial para a necessidade da preservação dos recursos naturais de nosso planeta e a busca de um desenvolvimento sustentável. O tema do aquecimento global foi discutido não apenas no evento, por autoridades governamentais, mas entrou na discussão diária de todas as esferas da sociedade.

Veja mais!