Publicado por Prof. Luana Polon

O planeta Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol e um dos oito planetas que formam o Sistema Solar, na galáxia conhecida como Via Láctea.

Para que a vida no planeta Terra seja possível, existem algumas condições necessárias como a presença da atmosfera e de água em estado líquido. Além de uma boa distância do Sol, o que faz com que a Terra não seja um lugar extremamente quente e nem tão frio.

A formação do planeta Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos, quando a massa incandescente começou a resfriar-se, criando as primeiras rochas e dando origem a superfície do planeta.

Comparando a Terra aos demais planetas que orbitam ao redor do Sol, ela é o quinto em tamanho, com um diâmetro de aproximadamente 12,5 mil quilômetros. Dentre os planetas telúricos, ou seja, rochosos, a Terra é o maior.

Características do planeta Terra

Para conhecer o planeta em que vivemos é preciso saber algumas informações, como a composição, o formato e os movimentos que ele realiza. Além disso, é importante conhecer o satélite natural da Terra e os seus ecossistemas. Acompanhe!

Planeta Terra

70% da superfície é formada por água, por isso a Terra também é chamada de “Planeta Água” (Foto: depositphotos)

Composição

Cerca de 70% da superfície terrestre é formada por água, compondo a camada conhecida como Hidrosfera. Os outros 30% são constituídos pelas terras, tanto aquelas que estão emersas (aparecem sobre os oceanos), quanto por aquelas que estão submersas.

Essas terras formam a camada conhecida como Litosfera, também chamada de Crosta Terrestre. Além disso, abaixo da Litosfera, existem mais duas camadas: o Manto, que é composto basicamente por magma, por sobre o qual deslizam as placas tectônicas, e ainda o Núcleo, que é a parte mais interna do planeta.

Já a Atmosfera é a camada de gases que envolve a Terra, sendo composta principalmente por nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), além de argônio (1%) e vestígios de água e gás carbônico, sem a qual não existira vida no planeta.

Formato

O planeta Terra, assim como os demais planetas do Sistema Solar, possui um formato esférico. Antes que fosse possível ir ao espaço e obter imagens do planeta para mostrar sua esfericidade, os antigos gregos já sabiam que a Terra era redonda.

Isso porque observavam os acontecimentos astronômicos, especialmente a sombra da Terra sobre a Lua durante os eclipses. Quando as navegações foram possíveis, o sumiço dos barcos no horizonte era outra forma de comprovação de que o planeta era esférico.

Erastóstenes foi um filósofo que há mais de 2 mil anos conseguiu calcular com precisão a circunferência da Terra, mesmo não tendo aparelhos sofisticados para isso.

Hoje a comunidade científica tem mais recursos para afirmar a esfericidade do planeta, bem como as variações que esse formato sofre por causa das dinâmicas gravitacionais e dos movimentos que o planeta realiza.

Movimentos

O planeta Terra, embora pareça estático, realiza vários movimentos, dentre os quais se destacam a rotação e a translação.

O movimento de rotação é aquele que o planeta realiza em torno de si mesmo e é o responsável pela alternância dos dias e das noites.

Já o movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao entorno do Sol, sendo o responsável pelas estações do ano.

Satélite Natural

O planeta Terra possui um satélite natural, que é a Lua. Este astro não possui luz própria, então a luminosidade que é vista na Lua é apenas um reflexo da luz solar.

A Lua é formada por rochas sólidas, não tem atmosfera e nem água em estado líquido. Existem quatro fases da Lua, que são a crescente, minguante, cheia e a nova.

Da terra, sempre se vê a mesma face da Lua. Isso porque, enquanto a Terra realiza movimentos no espaço, a Lua também tem um movimento próprio, denominado de rotação capturada (sincronizada).

Ecossistemas

Os ecossistemas são os conjuntos de organismos vivos que habitam o planeta Terra, seja em meios aquáticos (rios, oceanos, mares) ou terrestres (biomas).

Estes conjuntos são formados por seres que interagem entre si, ocasionando um equilíbrio e um sistema de dependência.

Quando um membro desse conjunto sofre, por exemplo, a extinção de uma espécie de animal, toda a cadeira de relações é afetada, causando um desequilíbrio nesse conjunto.

A Terra é formada por muitos ecossistemas, inclusive, constituindo um único e imenso conjunto de vida interdependente. Ou seja, todos que vivem na Terra, estão ligados de alguma forma.

Função do planeta Terra

O planeta Terra é um dos quatro planetas telúricos do Sistema Solar, ou seja, ele é formado por matéria sólida (rochas).

Dentre os planetas do Sistema Solar, é o único em que existe vida como a conhecemos. Isso por conta das condições como a atmosfera, a presença de água em estado líquido, a temperatura propícia, etc.

A Terra é um planeta com uma ampla diversidade de espécies de fauna e flora, minerais, muita água, rochas, paisagens lindíssimas.

De modo geral, o planeta Terra é o ambiente em que os seres humanos estão e desenvolvem suas atividades de vida. É dele onde tiram os recursos que precisam para sobreviver, onde estabelecem relações sociais.

Apesar das barreiras que são artificialmente criadas pela humanidade, como as fronteiras, muros, limites políticos, toda a humanidade vive num mesmo espaço, compartilha um mesmo planeta, que é a Terra. Por isso, há a necessidade de cuidar deste ambiente!

Curiosidades

  • O “Dia do Planeta Terra” é comemorado no dia 22 de abril
  • O ano de 2008 foi instituído como o “Ano Internacional do Planeta Terra”. Esta data foi determinada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e teve como objetivo chamar a atenção da população mundial para a necessidade crescente da preservação dos recursos naturais, na busca por um desenvolvimento que seja sustentável
  •  Os oceanos constituem a maior parte da superfície do planeta Terra, justamente por isso o planeta ficou conhecido como “Planeta água”
  •  Ainda existem muitos lugares da Terra que são desconhecidos pelos seres humanos, como é o caso dos lugares mais profundos dos oceanos
  • Os principais biomas terrestres são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savanas, Pradaria e Deserto. Estes biomas são conjuntos de fauna e flora que existem num dado local, e variam principalmente em decorrência das zonas climáticas do planeta Terra.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

GARCIA, Helio; MORAES, Paulo Roberto. “Geografia“. São Paulo: IBEP, 2015.

MOREIRA, Igor. “Mundo da Geografia“. Curitiba: Positivo, 2012.

MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. “Geografia“. São Paulo: Scipione, 2011.

Veja mais!