Publicado por Priscila Melo

As estações do ano são divididas em quatro períodos e se caracterizam pela variação da luz solar que atinge a superfície da Terra de diferentes formas de acordo com cada época do ano. Mas você sabe como são divididas as estações do ano e quais as características de cada estação? Vamos ver agora mesmo.

O movimento de translação

As estações do ano acontecem devido à inclinação da Terra em relação ao Sol, junto com o movimento de translação (aquele em que a Terra gira em torno do Sol). Essa inclinação do eixo terrestre que fica 23º27’ em relação ao plano orbital, faz com que a Terra receba a luz solar com diferentes intensidades durante o ano.

As divisões das estações

Estações do ano

Foto: Reprodução

As estações do ano são divididas em quatro e estas são classificadas dessa forma de acordo com os padrões climáticos que possuem. Temos: a primavera, o verão, o outono e o inverno.  Mas essas estações nem sempre são bem definidas, principalmente em nosso país.

Os lugares de zonas climáticas temperadas do Sul e do Norte são os que possuem as quatro estações do ano mais bem definidas. Aqui no Brasil, só os estados da região Sul é que apresentam as características bem definidas das estações da primavera, verão, outono e inverno. Nas demais regiões, as estações são basicamente o inverno e o verão.

A primavera

A primavera, que vem do latim primo vere, que significa começo do verão, tem início após o inverno (que geralmente fica no dia 20 de março no hemisfério Norte e no dia 23 de setembro no hemisfério Sul). Termina, geralmente, no dia 21 de junho no hemisfério Norte e no dia 21 de dezembro no hemisfério Sul, após essa estação temos o verão.

Nessa estação temos uma temperatura bastante agradável e a principal característica da primavera é o reflorescimento da flora e da fauna terrestres. É marcada pelas belas paisagens das flores.

O verão

O verão tem início após a primavera, se inicia no dia 21 de junho no hemisfério Norte e no dia 21 de dezembro no hemisfério Sul. Tem fim no dia 23 de setembro no hemisfério Norte e 21 de março no hemisfério Sul.

Nessa estação os dias são mais longos que as noites e as temperaturas são muito elevadas e com alto índice pluviométrico. Geralmente nessa época as pessoas viajam muito, principalmente para as regiões litorâneas.

O outono

O outono tem início logo após o verão, geralmente no dia 23 de setembro no hemisfério norte e 22 de março no hemisfério Sul. Termina no dia 21 de dezembro no hemisfério Norte e no dia 20 de junho no hemisfério Sul.

É nessa estação em que os dias ficam mais curtos e frescos, as frutas ficam maduras e começam a cair. As folhas das árvores começam a mudar de cor, ficando amareladas e caem.

O inverno

O inverno vem logo após o outono, geralmente no dia 21 de dezembro no hemisfério Norte e no dia 21 de junho no hemisfério Sul. Termina no dia 21 de março no hemisfério Norte e no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Essa é a estação mais fria do ano, podendo chegar até a registrar temperaturas negativas em algumas regiões do Brasil. As noites desse período são mais longas que os dias.

Veja mais!