Publicado por Prof. Luana Polon

As estações do ano são divididas em quatro períodos e se caracterizam pela variação da luz solar que atinge a superfície da Terra de diferentes formas de acordo com cada época do ano.

Mas você sabe como são divididas as estações do ano e quais as características de cada estação? Quando cada uma destas estações começa? E qual a relação entre o movimento de translação da Terra com elas?

Descubra tudo isso neste artigo!

Estações do ano e o movimento de translação

As estações do ano acontecem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol, junto com o movimento de translação (aquele em que a Terra gira em torno do Sol)

Essa inclinação do eixo terrestre que fica 23º 27’ em relação ao plano orbital, faz com que a Terra receba a luz solar com diferentes intensidades durante o ano. Com isso, em alguns momentos do ano, algumas áreas ficam mais frias (inverno), enquanto outras ficam bem quentes (verão).

Essas mudanças acontecem durante o ano todo, pois o movimento de translação demora um ano para se completar.

Imagem que demonstra o movimento de translação e as áreas que estão mais expostas a incidência de luz solar nos vários períodos do ano.

Hemisfério Norte, Hemisfério Sul e as estações do ano

As estações do ano são invertidas nos dois hemisférios terrestres: Hemisfério Norte (acima da Linha do Equador) e Hemisfério Sul (abaixo da Linha do Equador).

Isso acontece devido ao eixo de inclinação da Terra. Desta forma:

  • Quando é verão no Hemisfério Norte, é inverno no Hemisfério Sul
  • Quando é inverno no Hemisfério Norte, é verão no Hemisfério Sul
  • Quando é outono no Hemisfério Norte, é primavera no Hemisfério Sul
  • Quando é primavera no Hemisfério Norte, é outono no Hemisfério Sul

Um exemplo que mostra a clareza disso é o período do Natal no Hemisfério Norte, de onde deriva o símbolo do Papai Noel. O conhecido vovô veste roupas de inverno, com a presença de neve na decoração e tudo. No Natal, por lá, é inverno e faz muito frio, por isso esses símbolos.

Enquanto isso, no Hemisfério Sul, a simbologia do Papai Noel e da neve foi adotada, mas ela não faz muito sentido, pois é verão por aqui, e está muito quente.

Assim, a presença de neve e das roupas grossas do Papai Noel acaba sendo estranha. Mesmo assim, a adoção do cultural é mais forte, e estes símbolos se fazem sempre presentes.

As divisões das estações: quando começa cada uma delas?

As estações do ano são divididas em quatro, as quais são classificadas dessa forma de acordo com os padrões climáticos que possuem, com base na incidência de radiação solar.

Assim, tem-se a primavera, o verão, o outono e o inverno. Mas essas estações nem sempre são bem definidas, por isso, existem datas que marcam o início oficial de cada uma delas.

Os lugares de zonas climáticas temperadas do Sul e do Norte são os que possuem as quatro estações do ano mais bem definidas.

Aqui no Brasil, só os estados da região Sul é que apresentam as características bem definidas das estações da primavera, verão, outono e inverno. Nas demais regiões, as estações são basicamente o inverno e o verão.

A primavera

Essa estação tem início após o inverno (que geralmente fica no dia 20 de março no hemisfério Norte e no dia 23 de setembro no hemisfério Sul). Termina, geralmente, no dia 21 de junho no hemisfério Norte e no dia 21 de dezembro no hemisfério Sul, após essa estação começa o verão.

Na primavera, é comum uma temperatura bastante agradável e a principal característica da primavera é o reflorescimento da flora e da fauna terrestres. É marcada pelas belas paisagens das flores.

Flores brancas

A primavera é conhecida como ‘estação das flores’ (Foto: depositphotos)

O verão

O verão tem início após a primavera, inicia-se no dia 21 de junho no hemisfério Norte e no dia 21 de dezembro no hemisfério Sul. Tem fim no dia 23 de setembro no hemisfério Norte e 21 de março no hemisfério Sul.

Nessa estação, os dias são mais longos que as noites e as temperaturas são muito elevadas e com alto índice pluviométrico.

Geralmente nessa época as pessoas viajam muito, principalmente para as regiões litorâneas, pois é também o período de férias no Brasil.

Pessoas na praia

No Brasil, essa estação ocorre no período de férias, por isso muitos viajam para praia (Foto: depositphotos)

O outono

O outono tem início logo após o verão, geralmente no dia 23 de setembro no hemisfério norte e 22 de março no hemisfério Sul. Termina no dia 21 de dezembro no hemisfério Norte e no dia 20 de junho no hemisfério Sul.

É nessa estação em que os dias ficam mais curtos e frescos, as frutas ficam maduras e começam a cair. As folhas das árvores começam a mudar de cor, ficando amareladas e caem.

Folhas caídas em banco

O outono é marcado pelo amadurecimento dos frutos e a queda das folhas (Foto: depositphotos)

O inverno

O inverno vem logo após o outono, geralmente no dia 21 de dezembro no hemisfério Norte e no dia 21 de junho no hemisfério Sul. Termina no dia 21 de março no hemisfério Norte e no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Essa é a estação mais fria do ano, podendo chegar até a registrar temperaturas negativas em algumas regiões do Brasil. As noites desse período são mais longas que os dias.

Termômetro indicando -46ºC

Durante esse período, as noites costumam ser mais longas que os dias (Foto: depositphotos)

Resumo das datas

O esquema abaixo demonstra em que dias do ano aproximadamente ocorrem as mudanças das estações do ano. Lembrando que as estações são invertidas nos hemisférios Norte e Sul:

Hemisfério Sul Data de Início entre os Dias Hemisfério Norte
Equinócio de Primavera22 e 23 de setembroEquinócio de Outono
Solstício de Verão22 e 23 de dezembroSolstício de Inverno
Equinócio de Outono20 e 21 de marçoEquinócio de Primavera
Solstício de Inverno22 e 23 de junhoSolstício de Verão

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP. “Estações do ano“. Centro de Divulgação de Astronomia . Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/cda/cursos/2018/introducao-astronomia-1-semestre/aula-2-Astrometria-e-estacoes-do-ano/2-estacoes-do-ano.pdf. Acesso em 12 fev. 2019.

VESENTINI, José Wiliam. “Geografia: o mundo em transição“. São Paulo: Ática, 2011.

Veja mais!