Geografia

O que é o vulcão?

O vulcão é uma abertura na crosta terrestre, geralmente de formato montanhoso e cônico que pode atingir grande altura. Por está abertura sai o magma, as cinzas, gases e a poeira, materiais estes originários do interior da Terra e que se deslocam para a superfície.

Esta estrutura geológica é formada, geralmente, no encontro entre placas tectônicas. Nas regiões de atrito entre placas tectônicas [1], a atividade vulcânica é intensa.

Os vulcões são elementos da natureza que chamam muito a atenção, ao mesmo tempo por formarem belas paisagens onde estão localizados, e também pelo perigo que representam quando entram em atividade.

O que é um vulcão e sua classificação

Existem basicamente três classificações dos vulcões, sendo elas:

Vulcão em erupção

Um dos vulcões mais conhecidos do mundo é o Etna, na Itália (Foto: depositphotos)

Por que um vulcão entra em erupção?

O aumento da quantidade de magma (rocha líquida) no interior da Terra pressiona este material para fora da crosta terrestre, sendo que quando esta pressão se torna muito forte, o magma é expulso para fora, entrando o vulcão em atividade (em erupção), despejando grandes quantidades de lava na superfície terrestre.

Quando um vulcão entra em atividade, pode causar consequências destruidoras, principalmente para as populações que residem perto da área. Essa lava escorre pela superfície terrestre, resfriando-se posteriormente com o contato com o ar, formando camadas rochosas. [2]

O vulcão em atividade pode provocar terremotos e lançar na atmosfera grande quantidade de materiais magmáticos, inclusive gases tóxicos, e entre os prejuízos causados, estão a poluição do solo, da água e do ar, a destruição da vegetação e de residências, além de mortes.

Partes de um vulcão

O que sai de dentro de um vulcão?

No interior da Terra, especificamente na camada chamada de “manto”, existe uma grande quantidade de material rochoso derretido. Esse material é chamado de “magma”.

Quando o vulcão entra em erupção, é este material que é conduzido desde as profundezas da Terra até a superfície.

Quando este material é expelido e entra em contato com a superfície terrestre, passa a ser chamado de lava. É o mesmo material de rochas fundidas, mas recebe o nome de lava quando extravasa para a superfície e entra em contato com o ar.

Com o tempo, esse material se resfria, formando novas camadas rochosas.

Lava resfriada

As rochas vulcânicas são lavas resfriadas (Foto: depositphotos)

Os principais vulcões do mundo

Existem vários vulcões no mundo, nas três categorias: ativos, dormentes e inativos. A região do globo terrestre que abriga a maior quantidade de vulcões é a borda do Oceano Pacífico, na área conhecida como “Círculo de Fogo do Pacífico”.

Essa região fica ao Norte do Oceano Pacífico, tem formato de ferradura, e é uma área caracterizada pela intensa atividade vulcânica, com presença de muitos terremotos. Nesta região, existem muitos vulcões.

Estes são alguns dos maiores e mais conhecidos vulcões do mundo:

Vulcões no Brasil

O território brasileiro está localizado em uma área de baixa instabilidade geológica [3], por isso, não existem eventos extremos como em outros países, como terremotos. O mesmo acontece com os vulcões. Apesar de existirem antigos vulcões no território brasileiro, eles não se encontram em atividade.

Foi na Era Mesozoica, há aproximadamente 250 a 65 milhões, que a grande atividade vulcânica aconteceu no território onde hoje é o Brasil.

Neste período, houve a constituição das formas do atual relevo do Brasil, por meio das várias erupções vulcânicas. Os planaltos basálticos do Brasil foram formados a partir da atividade vulcânica neste território.

Cratera de vulcão

A cratera está situada no topo do cone vulcânico e é por onde o magma sai (Foto: depositphotos)

Curiosidades

Referências

POLON, Luana. Estudo Prático. Vulcões no Brasil – fotos e informações. Disponível em: . Acesso em 14 fev. 2019.