Publicado por Katharyne Bezerra

Um plano de leitura da bíblia infantil é ideal para as crianças que precisam ler o livro sagrado com mais organização. Para isso, é preciso dividir os mais de 60 capítulos que compõem o livro da palavra de Deus e trabalhar na leitura deles durante um certo tempo estipulado anteriormente.

Por exemplo, há cristãos que pretendem ler toda a bíblia durante um ano. Outros porém querem terminar mais cedo e estipulam uma leitura para seis meses ou até mesmo 90 dias. No entanto, há também os que se organizam por tempo diário, determinando 15 ou 30 minutos por dia.

Assim, qual dessas alternativas é a melhor quando se trata das crianças? E qual o melhor plano de leitura da bíblia para jovens? Essas e outras questões são trabalhadas nesse artigo do Estudo Kids, o qual tem o objetivo de buscar respostas para facilitar a leitura dos pequenos e grandes cristãos.

Além disso, ainda é possível conferir dicas para ler a bíblia com mais determinação. Afinal, o desafio de ler o livro sagrado deve ser feito com muita perseverança, pois além da leitura é necessário entender, interpretar e refletir sobre as passagens.

Bíblia infantil pdf completa

Devido aos direitos autorais é difícil encontrar bíblias infantis completas em pdf. No entanto, é comum encontrar alguns livros com ilustrações, como o Meu Livro de Histórias Bíblicas. Na verdade, essa e outras versões fazem uma adaptação das diversas passagens que possibilitam a compreensão da bíblia de maneira mais fácil.

Menina abraçando Bíblia fechada

Existe um aplicativo para celular que disponibiliza a Bíblia para leitura (Foto: depositphotos)

Com uma linguagem mais simples e próxima das crianças, diversos autores se dispõem a fazer versões da bíblia para o público infantil. Entre esses autores estão José Bortolini, com A Bíblia para a Família e Ura Miller contando as 101 Histórias Bíblicas Favoritas“.

Além dessas versões encontradas na internet, há também a possibilidade de comprar o livro sagrado para o público infantil. Com capas chamativas e desenhos que acompanham a leitura, a criança fica ainda mais animada para concluir o livro.

Uma outra opção é baixar o aplicativo Bíblia para Crianças. Disponível para Android, é possível unir a tecnologia, o aprendizado da palavra de Deus e a diversão de uma só vez. Assim as crianças se sentem mais atraídas, pois se divertem aprendendo.

“Através de aventuras interativas e belas animações, crianças exploram as grandes histórias da Bíblia. A App da Bíblia para Crianças é uma experiência cheia de prazer projetada para incentivar as crianças a voltarem sempre. É o início de uma vida de amor com a Palavra de Deus”, conta a descrição do aplicativo.

Veja tambémComo ler a bíblia? Aprenda como procurar livros, capítulos e versículos

Plano de leitura da bíblia infantil

A Sociedade Bíblica Brasileira preparou um jogo divertido e educativo para que as crianças pudessem ler a Bíblia e brincar ao mesmo tempo. Com esse plano de leitura da bíblia infantil as crianças podem ver um Jesus em ação.

Através das leituras do livro de Marcos, os pequenos aprendem sobre as obras de Jesus na terra e ainda colocam em jogo o que aprenderam com essas leituras.

Plano de leitura da bíblia em ordem cronológica

De acordo com o teólogo Luiz da Rosa, do site A Bíblia, a disposição dos livros bíblicos está praticamente em ordem cronológica, com exceção de alguns capítulos. “[…] os livros dos Macabeus (presentes apenas nas bíblicas católicas) foram escritos pouco antes de Cristo, mas aparecem, na ordem, antes de Jeremias, que teria sido escrito cerca de 300 anos antes”, explica.

Além desse, Luiz cita outro exemplo com as cartas de Paulo. Segundo o estudioso, elas foram escritas antes dos Atos dos Apóstolos. No entanto, na parte do Novo Testamento os Atos são colocados antes e só depois pode-se acompanhar as cartas de Paulo.

Apesar dessas alterações, Luiz da Rosa afirma que a ordem dos textos não prejudica a leitura. Inclusive, para o teólogo, a bíblia pode ser lida de diferentes formas, sem precisar seguir uma ordem pré-estabelecida.

Mesmo assim, há quem procure ler o livro sagrado dos cristãos seguindo uma ordem cronológica. Para esse público, Edward Reese e Frank Klassen escreveram a bíblia de acordo com a época em que cada fato ocorreu na história.

Chamado de “A Bíblia em Ordem Cronológica”, o livro pode ser encontrado para leitura nesse site. Com isso, é possível entender todos os períodos históricos citados no livro sagrado.

Plano de leitura da bíblia em 6 meses

Para quem deseja ler a bíblia em seis meses deve ter consciência de que precisa fazer a leitura de praticamente sete livros por dia. É o que recomenda o doutor em Sagradas Escrituras pela Escola Bíblica Franciscana de Jerusalém, Odalberto Domingos Casonatto.

Veja também: Por que fazer jejum na quaresma?

Menina com bíblia na mão sorrindo

Cada etapa da vida necessita de uma abordagem de leitura diferente (Foto: depositphotos)

Em resposta a pergunta de um leitor, Odalberto conta que é preciso perseverança para conseguir ler todos os livros da bíblia. Para diversificar a leitura e ela não ficar monótona, é indicado escolher formas diferentes de ler.

Por exemplo, uma boa forma é ler três livros do Velho Testamento e mais três do Novo Testamento. Assim, a leitura fica mais dinâmica e pode ser feita de forma mais otimizada, sem que você se perca.

Plano de leitura da bíblia para jovens

Pensando nos jovens e em seus modos rápidos e práticos de ver a vida, a Sociedade Bíblica do Brasil elaborou um plano de leitura especialmente para esse público. No guia criado pelos pastores Davi Lago e Lúcio Barreto, os jovens podem ter acesso a 40 capítulos da bíblia que resumem a mensagem do livro.

Assim, os jovens podem desfrutar de uma leitura rápida, esclarecedora e repleta de conhecimentos sobre Deus e seus ensinamentos.

Plano de leitura da bíblia em 1 ano excel

Também elaborado pela SBB, o plano de leitura da bíblia em um ano está disposto em excel. Desta forma, você consegue ler e ao mesmo tempo acompanhar a evolução da sua leitura através da planilha.

De uma forma geral, é necessário fazer uma leitura de três ou quatro capítulos todos os dias. Assim é possível alcançar a meta de terminar o livro das escrituras em apenas 365 dias.

Veja tambémPor que meus pais dizem que não posso comer carne na Sexta-feira Santa?

Dicas para ler a bíblia

Algumas dicas podem facilitar a leitura de todos os mais de 60 livros que as bíblias católicas e evangélicas possuem cada. Além de elaborar um plano de leitura da bíblia infantil, para jovens ou até mesmo adulto, outros métodos podem facilitar essa atividade, acompanhe:

  • Separe um tempo: Antes de mais nada, reserve um tempo para fazer a leitura com mais calma. Apesar dos dias serem atordoados muitas vezes, é preciso acalmar-se e separar um horário da rotina para fazer a leitura
  • Comece aos poucos: Também recomenda-se que você não atropele os seus próprios limites. Apesar de muitos terem o desejo de concluir o mais rápido possível certar atividades, não é indicado ler vários capítulos de uma vez. Isso porque, essa tática pode acabar prejudicando a qualidade da leitura
  • Leia e releia: Sendo assim, leia com calma e se for necessário leia novamente. Alguns trechos da bíblia são complexos e podem acabar confundindo seus pensamentos. Para evitar esse tipo de situação, busque ter paciência e leia com atenção
  • Reflita sobre as passagens: Após a leitura, faça uma reflexão sobre as palavras lidas e questione-se. Em quê essas passagens se aplicam nas nossas vidas? Como Jesus e Deus reagiria a certas situações levando em consideração as palavras do livro sagrado?
  • Faça anotações: Outra forma de entender o que está sendo passado é escrevendo as suas observações pessoais. Responda-se a si mesmo sobre as inquietudes da leitura e passe essas respostas para o papel, esclarecendo melhor seus pensamentos
  • Seja perseverante: Por fim, mas não menos importante, seja perseverante. Mesmo com essa leitura extensa, seja criança, jovem ou adulto, o plano de leitura da bíblia pode amenizar esse sentimento.

Veja mais!