Publicado por Pollyana Batista

Participar de atividades físicas na escola é uma delícia, principalmente quando os exercícios incluem a prática de determinados esportes, formação de times e participação em campeonatos. É uma forma interessante de interagir socialmente e ainda se movimentar. É por esses e outros motivos que a educação física escolar é tão importante.

Mas há outros motivos. Especialistas acreditam que ela contribui para outras áreas fundamentais das nossas vidas. Não é à toa que a obrigatoriedade do ensino da Educação Física é determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996 e 10.793/2003). Quer descobrir quais são as vantagens da educação física na escola? Continue lendo esse artigo!

Educação física no Brasil

 Praticar educação física na escola é importante porque estimula a memória, lógica e o raciocínio

A atividade melhora o desenvolvimento motor (Foto: depositphotos)

Uma pesquisa realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostrou que 51% dos colégios públicos do Brasil possuem professores de Educação Física. O levantamento concluiu ainda que de todos as escolas nacionais (inclusive as privadas), apenas 44,9% promovem as atividades físicas.

A realidade é mais difícil no Norte e Nordeste Brasileiros que possuem 29% e 37% de profissionais capacitados para a disciplina, enquanto no Sul e Sudeste a variação é 81% e 82%, respectivamente.

Veja tambémA importância da atividade física

Soma-se a esses dados o fato que o Brasil tem um alto índice de sedentarismo. O Ministério do Esporte realizou um estudo no qual aponta que 45,9% dos brasileiros são sedentários. Isso traz prejuízos enormes, não só para a nação, como também para as pessoas, uma vez que a falta de atividades físicas é o quarto fator de risco de causas de morte no mundo. Ela provoca 27% dos casos de diabetes, 25% dos casos de câncer colorretal, 21% de mama e 30% de doenças arteriais.

Benefícios da educação física escolar

O Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina traz no seu site oficial alguns motivos incríveis para que a prática esportiva seja estimulada no ambiente educacional. Veja alguns deles agora.

Veja também8 de abril: Dia da Natação

Amplia atividades motoras

As crianças em idade escolar estão em pleno desenvolvimento motor. O esporte amplia as atividades das mãos e pés e faz com que o estudante domine mais o seu próprio corpo. O mesmo acontece com adolescentes, cuja postura fica alterada por conta do crescimento acelerado, causando aquele jeito mais “desengonçado”.

Estimula a cognição

Embora a educação física tenha impacto direto sobre o corpo do estudante, é no cérebro que somamos os melhores ganhos. Praticar esportes estimula a memória, lógica, criatividade e o raciocínio. Uma ótima fórmula para melhorar o desempenho do aluno em disciplinas como matemática, química, física e redação.

Detecta problemas de saúde

Muitas crianças têm doenças que ainda não foram identificadas. Mas quando elas começam a praticar a educação física surgem complicações na respiração ou nos batimentos cardíacos, por exemplo. Outros problemas de saúde também podem ser prevenidos, como desnutrição e obesidade.

Melhora a autoestima

Praticar esporte, competir, treinar. Tudo isso faz um bem danado para a autonomia dos estudantes. Consequentemente, há uma melhora na autoestima, que é crucial para que a criança e adolescente sejam saudáveis, sociáveis e aproveitem essa época gostosa que é a idade escolar.

Veja também: Jogos nostálgicos educativos para crianças

Prepara para a derrota

Tanto a vitória como a derrota são importantes para a formação do caráter de cada aluno. A educação física escolar é importante pois ensina o indivíduo a aceitar e colher os frutos de ambas as situações.

Veja mais!