Publicado por Pollyana Batista

De acordo com o site da Clínica Morsch, especialista em serviços gráficos e de imagens, a tomografia computadorizada é um “exame cujo funcionamento é semelhante ao raio X onde são utilizados esses mesmos raios para obter imagens de partes internas do paciente”.

Em alguns casos, antes de fazer esse exame, o paciente precisa fazer jejum. Você sabe porquê? Entenda agora.

O jejum só é solicitado quando a tomografia vai ser feita por contraste. Ele é necessário para esvaziar melhor o estômago a fim de melhorar a visualização interna.

O contraste é uma substância líquida que é injetada na veia do paciente durante a realização do exame para melhorar a qualidade das imagens.

Riscos da tomografia em jejum com contraste

O exame da tomografia é semelhante ao raio x e, em alguns casos, precisa de jejum

Exames com contraste necessitam de jejum para um melhor diagnóstico (Foto: depositphotos)

Algumas pessoas ficam até com receio da substância do contraste, mas ele oferece pouquíssimo risco para a saúde das pessoas. O Colégio Brasileiro de Radiologia afirma que somente um a cada 150 mil pacientes apresentam alguma reação alérgica ao contraste.

Embora, outras sensações desconfortáveis possam ocorrer com mais frequência, como calor pelo corpo; aumento dos batimentos cardíacos; vontade de fazer xixi durante o exame; náuseas, vômitos e gosto ruim na boca.

Veja também: Por que fazer jejum para ressonância magnética

Recomendações e cuidados para realizar a tomografia

Para evitar algum problema, os pacientes devem seguir todas as instruções dadas pelo laboratório que vai realizar o exame. Geralmente, eles entregam uma medicação para que a pessoa tome um dia antes de fazer o exame.

Cada região do corpo tem algumas peculiaridades, por isso, na hora de fazer o exame de tomografia alguns detalhes mudam.

Alguns é preciso faze horas de jejum, outras não. Além disso, há uma recomendação geral para que o paciente vá acompanhado, não tome qualquer medicação enquanto estiver no período de jejum, não dirija após o exame, e não pode estar gripado, resfriado ou com febre.

Veja tambémPor que fazer jejum antes de tirar sangue

Veja o que recomenda o laboratório Mega Imagem no seu site institucional:

  1. Tomografia do aparelho urinário com contraste (Urotomografia, Tc Abd Total ou Nefrotomografia): 4 horas de jejum e chegar 20 minutos antes.
  1. Tomografia do aparelho urinário sem o contraste: tomar 5 copos de água 1 hora antes do exame, chegar 20 minutos antes e não precisa estar em jejum.
  1. Tomografia do abdômen superior com contraste: 4 horas de jejum e chegar 30 minutos antes.
  1. Tomografia do abdômen superior sem o contraste: chegar 20 minutos antes e não precisa estar em jejum.
  1. Tomografia de Pelve com contraste: 4 horas de jejum e chegar 1 hora antes.
  1. Tomografia de Pelve sem o contraste: chegar 20 minutos antes, não precisa estar em jejum e tomar 5 copos de água 1 hora antes.
  1. Tomografia de abdômen total com contraste: 4 horas de jejum (se o motivo for algum problema nos rins), chegar 20 minutos antes. Se for outro motivo, chegar 1 hora antes.
  1. Tomografia de abdômen total sem o contraste: chegar 20 minutos antes, não precisa estar em jejum e tomar 5 copos de água.
  1. Tomografia com contraste (em qualquer região do corpo): chegar 20 minutos antes e fazer 4 horas de jejum.
  1. Tomografia sem o contraste (qualquer região do corpo): chegar 20 minutos antes.
  1. Tomografia com sedação (qualquer região do corpo): crianças de 2 meses: 2 horas de jejum; crianças de 4 meses: 4 horas de jejum; crianças de 5 meses: 5 horas de jejum; e crianças de 6 meses: 6 horas de jejum.

Veja tambémPor que fazer jejum na quaresma?

Veja mais!