Publicado por Prof. Luana Polon

Apesar de ser um país muito conhecido, poucos sabem qual é a capital do Canadá. Por isso, o Estudo Kids preparou esse artigo, trazendo informações sobre esse território tão importante.

O Canadá é um país localizado no continente americano, na subdivisão da América do Norte. É um dos países do mundo que mais atrai estrangeiros, especialmente para realização de intercâmbio.

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial, estendendo-se do Oceano Pacífico (Oeste) ao Oceano Atlântico (Leste). Ao Norte, o território do Canadá é limitado pelo Oceano Ártico e ao Sul pelos Estados Unidos.

Este grande território tem também uma importante capital, uma cidade importante e de destaque mundial. Você sabe qual é esta cidade que é capital do Canadá? Descubra aqui!

A capital do Canadá

Existem cidades muito importantes no Canadá, o que faz com que muitas pessoas tenham dúvidas sobre qual de fato é a capital do país.

Prédio do parlamento no Canadá

A capital do Canadá é a quarta maior cidade do país (Foto: depositphotos)

Uma das mais importantes cidades do Canadá é Toronto, um ambiente dinâmico, de muitas oportunidades, maior cidade e também centro financeiro do Canadá.

No entanto, Toronto não é a capital do Canadá. Na realidade, a capital do Canadá é uma cidade chamada de Ottawa!

Ottawa é a quarta maior cidade do Canadá, atrás de Toronto, Montreal e Vancouver. O território de Ottawa tem 2.778 quilômetros quadrados de extensão, e está localizado na margem sul do Rio Ottawa.

A capital do Canadá – Ottawa – fica na Província de Ontário, e faz fronteira com a cidade de Gatineau, a qual fica na Província de Quebec. Estas duas cidades formam o núcleo da região metropolitana de Ottawa-Gatineau, e constituem ainda a região da chamada “capital nacional”.

Ottawa é uma cidade que recebe muitos turistas do mundo todo, bem como pessoas relacionadas com as questões políticas, já que é nesta cidade que está o Parlamento do Canadá e outras instâncias do poder político.

Em Ottawa está o Canal Rideau, considerado como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2007. Além disso, importantes museus canadenses estão também na capital do país, como o Museu de Guerra Canadense, o Museu Canadense de Natureza e o Museu Canadense de História.

Mapa do Canadá

Este é o mapa do Canadá, onde se pode ver a cidade de Ottawa -capital do país – marcada com uma estrela (Foto: depositphotos)

Clima em Ottawa

O clima do Canadá é o Clima Temperado, o qual é caracterizado pelas quatro estações do ano bem definidas. O verão é relativamente quente, mas não tão calor quanto nas regiões tropicais.

Já o outono é marcado por temperaturas que vão reduzindo gradativamente com o passar dos dias. O inverno é bastante frio, e a primavera é caracterizada por temperaturas que vão aumentando gradativamente com o passar dos dias.

O território do Canadá está localizado no Hemisfério Norte do globo, então as estações do ano lá são em períodos diferentes do que aqui no Brasil, que está no Hemisfério Sul do globo.

As estações são assim divididas: no mês de dezembro tem início o inverno, já no mês de março tem início a primavera, em junho começa o verão e em setembro começa o outono.

População da capital

No ano de 2017, a população de Ottawa estava contabilizada em mais de 994 mil habitantes. Ottawa está na Província de Ontário, que é a mais populosa do Canadá. A população de Ottawa possui uma elevada qualidade de vida, bem como altos índices educacionais.

Idioma

Ottawa é referenciada como uma cidade bilíngue, isso porque são considerados dois idiomas oficiais, que são o Inglês e o Francês.

Isso segue uma tendência mais ampla, já que o Canadá como um todo considera duas línguas oficiais em seu território.

Além disso, como capital do país e cidade bastante dinâmica, existem pessoas de várias partes do mundo, falando também outros idiomas.

Intercâmbio em Ottawa

Existem várias empresas que fazem a intermediação de pessoas que desejam estudar no Canadá.

Ottawa é uma cidade bastante procurada por estrangeiros por ser um ambiente moderno, com excelente qualidade de vida e altos índices educacionais. Além de ser uma cidade considerada bastante segura.

Há ainda em Ottawa várias opções de divertimento, inclusive no inverno rigoroso, quando as pessoas aproveitam para patinar.

Muitas pessoas buscam Ottawa para estudar, especialmente pela qualidade do ensino por lá. São destaques a Universidade de Ottawa, a Universidade Carleton, Saint Paul University, Dominican University College, e várias outras instituições de educação básica e superior.

Boa parte dos empregos em Ottawa está relacionada com o setor público, já que a cidade é capital do Canadá, concentrando as esferas políticas do país. O setor tecnológico também emprega muitas pessoas na cidade, bem como o turismo.

Quais são os estados e capitais do Canadá?

O território canadense é dividido em porções administrativas menores, denominadas de províncias, sendo 10 estas partições. Além disso, há no Canadá ainda três territórios.

São as províncias do Canadá:

  • Colúmbia Britânica, cuja capital é Victoria
  • Alberta, cuja capital é Edmonton
  • Saskatchewan, da qual a capital é Regina
  • Manitoba, e sua capital é Winnipeg
  • Ontário (onde está Ottawa) e sua capital é a cidade de Toronto
  • Québec, cuja capital é Cidade de Quebec
  • Nova Brunswick, de capital Fredericton
  • Nova Escócia, cuja capital é Halifax
  • Ilha do Príncipe Eduardo, onde a capital é Charlottetown
  • Terra Nova e Labrador, cuja capital é St. John’s.

São ainda territórios do Canadá: Yukon, e sua capital é Whitehorse; os Territórios do Noroeste, cuja capital é Yellowknife; ainda, Nunavut, cuja capital é Iqaluit.

Qual a outra língua que se fala no Canadá?

As duas principais línguas faladas no Canadá são a inglesa e a francesa. No entanto, como existem muitos estrangeiros estudando e trabalhando no país, há uma grande diversidade de línguas faladas nas várias províncias do Canadá, especialmente nas cidades que mais concentram imigrantes.

A melhor cidade para estrangeiros no Canadá é Oakvile, em Ontário, pois há uma ampla diversidade de idiomas falados nesta, pela expressividade de pessoas de várias partes do mundo vivendo lá.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

ALVES, Bruna Pereira et al. “Canadá: um país multicultural“. Revista Pandora Brasil, p.1-12, abr. 2012. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/educacao_comparada/canada.pdf. Acesso em: 25 abr. 2019.

As 10 melhores cidades para viver no Canadá“. 3RA Intercâmbio. Disponível em: https://3raintercambio.com/melhores-cidades-para-viver-no-canada/. Disponível em 10 abr. 2019.

Veja mais!