Publicado por Pollyana Batista

Atualmente temos inúmeras formas de estudar sem precisarmos ir à escola. Na internet, milhares de aulas estão disponíveis gratuitamente e o conhecimento não se limita somente às bancadas escolares. Diante dessa transformação, surge a pergunta: qual o papel da escola?

As respostas são muitas. Mas o primeiro passo é entender que mesmo diante de tanta tecnologia disponível a escola física ainda é primordial para a formação de cidadãos de bem, instruídos e educados.

Ela tem um papel importantíssimo na educação da criançada, uma vez que vivemos em uma era com muitas informações, mas pouco conteúdo de valor. É na escola que vamos aprender a selecionar tantas informações e gerar conhecimento a partir delas. Veja outros papeis da escola.

Os papéis da escola

Um dos papéis da escola é preparar as crianças para conviverem socialmente

A escola é um dos primeiros contatos que as crianças fazem com as responsabilidades(Foto: depositphotos)

A escola prepara para a carreira profissional

A escola é um dos primeiros contatos que as crianças fazem com as responsabilidades do dia a dia. Isso é o pontapé inicial para uma vida profissional de sucesso. Na escola é possível aprender a cumprir horários e regras. O papel na escola é formar estudantes que vislumbrem um futuro profissional baseado nos preceitos aprendidos nas bancas escolares.

Veja também: O que saber antes de matricular o filho na escola

A escola prepara para o convívio social

A escola deve preparar as crianças para conviverem socialmente. Isso significa que os estudantes aprendem a conviver com grupos de pessoas aleatórias e com eles participar de reuniões, encontros, eventos e trabalhos. É na escola que se aprende as convenções da sociedade e ela é responsável por integrar socialmente a meninada entre si.

A escola prepara para as diferenças

O papel da escola moderna é preparar todas as crianças para as diferenças entre elas. Isso é totalmente o oposto à segregação da garotada, mas sim celebrar a união em um mesmo ambiente e mostrar o quão saudável isso pode ser para ambas as partes.

As escolas contemporâneas devem manter programas de inclusão e incentivar entre seus alunos o compartilhamento de experiências e o respeito e a admiração entre as disparidades, sejam elas de raça, físicas, religiosas, sexuais, de gênero, classe social ou origem.

Veja também: Por que a educação física escolar é importante?

A escola é fonte de conhecimento

Engana-se quem pensa que só as universidades e centros acadêmicos produzem ciência e conhecimento. A escola também pode tornar-se um ambiente favorável à pesquisa. Prova disso são inúmeras exposições e feiras de ciências que reúnem o melhor da produção dos estudantes. É uma ótima forma de desempenhar o seu papel de fomentadora do conhecimento.

A escola prepara para o dia a dia

A escola atual tem um papel muito significativo que é o de preparar a criança para os desafios do dia e a dia. Aprender a lidar com a tecnologia é um deles. Além disso, deve fazer parte da cultura da escola incentivar a independência da garotada, abordar questões financeiras, de trânsito e de saúde.

Veja também: Como deixar feliz a minha professora da escola?

A escola valoriza a cultura

A cultura é uma das ferramentas mais produtivas para os seres humanos. Incentivar a apreciação da cultura do outro por meio de um costume, tradição ou idioma é o papel de toda escola. Os estudantes que entendem isso dentro das salas de aula serão adultos muito mais livres e prontos para o mundo moderno.

Veja mais!