Publicado por Prof. Luana Polon

A forma como o território dos Estados Unidos da América é dividido é bem diferente de outros países pelo globo, o que deixa as pessoas um pouco confusas às vezes. Para saber mais como é essa organização, bem como conhecer quantos estados formam esse país, leia o artigo abaixo. 

Os Estados Unidos da América são considerados o país mais poderoso do mundo, seja pela sua importância econômica, seja pelo seu poder diante de acontecimentos mundiais, sua participação nos maiores conflitos da história, seu posicionamento diante de problemas que envolvem acordos globais.

Os EUA (sigla para Estados Unidos da América) influenciaram a cultura de vários países do mundo, especialmente em relação aos hábitos de consumo, o que sempre foi bastante difundido por meio das mídias, como os filmes hollywoodianos.

Estados que formam os Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América é um país localizado no continente americano, especificamente na subdivisão da América do Norte. A capital dos Estados Unidos é Washington D.C., e o país conta com uma extensão territorial de 9.831.510 km², sendo ele o 4º maior país do mundo em extensão territorial.

Mapa dos Estados Unidos

Os Estados Unidos são formados por 50 estados (Foto: depositphotos)

Os Estados Unidos só é menor do que a Rússia, o Canadá e a China. O sistema de governo do país é a República Federal Presidencialista, e sua divisão interna é feita a partir de estados, somando um total de 50. São eles:

Califórnia, Texas, Nova Iorque, Flórida, Illinois, Pensilvânia, Ohio, Michigan, Geórgia, Carolina do Norte, Nova Jérsei, Virgínia, Washington, Massachusetts, Indiana, Arizona, Tennessee, Missouri, Maryland, Wisconsin, Minnesota, Colorado, Alabama, Carolina do Sul, Luisiana, Kentucky, Oregon, Oklahoma, Connecticut, Iowa, Mississippi, Arkansas, Kansas, Utah, Nevada, Novo México, Virgínia Ocidental, Nebraska, Idaho, Havaí, Maine, Nova Hampshire, Rhode Island, Montana, Delaware, Dakota do Sul, Alasca, Dakota do Norte, Vermont e Wyoming, além do Distrito de Colúmbia.

Veja também: Qual a capital dos Estados Unidos? Descubra!

Cada um dos estados que formam o país aparece na bandeira deste. A bandeira dos EUA tem 13 faixas horizontais iguais, sendo 7 faixas na cor vermelha e 6 na cor branca. Em um retângulo azul no canto superior esquerdo aparecem as 50 estrelas brancas, cada uma delas simbolizando um estado do país. A bandeira dos Estados Unidos foi oficialmente adotada em 4 de julho de 1960.

Bandeira dos Estados Unidos

A bandeira dos Estados Unidos representa todos os estados através das estrelas (Foto: depositphotos) 

Qual o maior estado dos EUA?

Os estados que compõem os Estados Unidos da América apresentam uma diversidade grande de extensões territoriais, o que significa que alguns são menores, outros apresentam um tamanho bastante grande.

Dentre todos eles, o que tem a maior extensão territorial é o Alasca. Apesar de ser o maior dentre os territórios, é também o menos habitado. A baixa densidade demográfica (pessoas por quilometro quadrado) se deve as condições climáticas rigorosas do estado. O Alasca é um território que não faz parte do território contíguo dos EUA, assim como o Hawaii.

O Alasca faz fronteira com Yukon e Colúmbia Britânica, no Canadá, a leste, o Golfo do Alasca e o Oceano Pacífico ao sul, o Mar de Bering, o Estreito de Bering e o Mar de Chukchi a oeste e o Mar de Beaufort e o Oceano Ártico ao norte.

O clima no Alasca é marcado por características subpolares ou polares, apresentando invernos rigorosos com muita neve, longos e escuros e de outro lado verões curtos e relativamente amenos. A população do estado Alasca ultrapassa os 739 mil habitantes. Juneau é a capital do Alasca (foto abaixo).

Imagem de Juneau

Juneau é a capital do Alasca, maior estado americano (Foto: depositphotos)

Já em relação ao menor dos territórios que formam dos Estados Unidos da América destaca-se Rhode Island, Ilha de Rodes, a qual é um dos 50 estados dos Estados Unidos, e que possui apenas 3.144 km².

Este é, portanto, o menor estado em área do país, tendo um tamanho 431 vezes menor quando comparado ao Alasca. Em relação aos maiores territórios depois do Alasca, destacam-se o Texas, a Califórnia, Montana, o Novo México, Arizona, Nevada, dentre outros.

Devido ao extenso tamanho dos Estados Unidos, os climas são bastante variados, bem como as formações vegetais e o relevo. Portanto, as regiões dos Estados Unidos apresentam particularidades físicas, as quais também influencias nas atividades econômicas desenvolvidas.

Veja também: Entenda como funciona as eleições americanas

Mapa com estados dos EUA

Existem vários tipos de mapas, como os mapas físicos e os mapas humanos. No caso da divisão territorial de um dado local, como um país, são utilizados os mapas chamados de políticos. Veja como é um mapa dos Estados Unidos da América com seu território dividido em estados:

Mapa dos Estados Unidos

Devido a sua grande extensão territorial dos Estados Unidos, os climas e relevos são variados (Foto: depositphotos)

Siglas dos estados dos EUA

Cada um dos estados que formam os Estados Unidos da América tem uma sigla de identificação, assim como o próprio nome do país é abreviado como EUA (Estados Unidos da América) ou USA (United States of America). As siglas dos estados americanos são:

AK: Alasca
AL: Alabama
AR: Arkansas
AZ: Arizona
CA: Califórnia
CO: Colorado
CT: Connecticut
DE: Delaware
FL: Flórida
GA: Geórgia
HI: Havaí
IA: Iowa
ID: Idaho
IL: Illinois
IN: Indiana
KS: Kansas
KY: Kentucky
LA: Louisiana
MA: Massachusetts
MD: Maryland
ME: Maine
MI: Michigan
MN: Minnesota
MO: Missouri
MS: Mississippi
MT: Montana
NC: Carolina do Norte
ND: Dakota do Norte
NE: Nebraska
NH: Nova Hampshire
NJ: Nova Jérsei
NM: Novo México
NV: Nevada
NY: Nova Iorque
OH: Ohio
OK: Oklahoma
OR: Oregon
PA: Pensilvânia
RI: Rhode Island
SC: Carolina do Sul
SD: Dakota do Sul
TN: Tennessee}
TX: Texas
UT: Utah
VT: Vermont
VA: Virgínia
WA: Washington
WI: Wisconsin
WV: Virgínia Ocidental
WY: Wyoming            

Conclusão

Os Estados Unidos da América são um país formado por cinquenta estados, os quais possuem certa autonomia em relação ao todo. Estes estados apresentam extensões territoriais diferenciadas, sendo o maior deles o Alasca.

Os Estados Unidos são um país bastante poderoso diante do mundo, com amplo poder de influência e decisão nas mais diversas causas que envolvem questões globais. O país fica localizado no continente americano, mais precisamente na porção da América do Norte, e culturalmente na América anglo-saxônica. 

*Luana Polon é Mestre em Geografia pela Unioeste, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU)

Referências 

POLON, Luana. Estudo Prático. Significado da bandeira dos Estados Unidos. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/significado-da-bandeira-dos-estados-unidos/. Acesso em 18 out. 2018. 

VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Veja mais!