Publicado por Prof. Luana Polon

Você sabe em que dia começa o verão? Este talvez seja o período do ano que as pessoas no Brasil mais aguardam. Período de férias para muitas pessoas, inclusive em boa parte das escolas do país.

É o momento em que muitos viajam para as praias, saem para acampar, vão para os parques, e aproveitam melhor o dia. Este é o verão! Quase todo mundo adora o verão, mas nem todos sabem quando exatamente começa esse período.

Será que o simples calor nos dias já é o verão? Ou será que ele começa com o chamado “horário de verão”? Neste artigo, você saberá muito mais sobre este período do ano tão querido pelos brasileiros!

Quando começa o verão no brasil?

O verão no Brasil começa no fenômeno astronômico denominado de “solstício de verão”. Neste dia, o Hemisfério Sul da Terra está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, recebendo intensa radiação solar.

No ano de 2018 o solstício de verão será dia 21 de dezembro. É no dia do solstício de verão que ocorre o dia mais longo do ano, marcando o início de mais uma estação do ano.

Vetor de Sol

Esse é o período mais quente do ano, onde as temperaturas se elevam bastante (Foto: depositphotos)

Vale lembrar que para os habitantes do Hemisfério Norte estarão passando no mesmo dia (21 de dezembro) pelo solstício de inverno, que representa a noite mais longa do ano. Ou seja, para eles estará começando a estação do ano denominada como inverno.

Quais são as principais características do verão?

O verão é uma das estações do ano, juntamente com o inverno, a primavera e o outono. Nem todos os lugares do mundo têm as estações do ano bem definidas, ou bem perceptíveis, já que estas dependem do eixo de inclinação da Terra em relação ao Sol.

Se o planeta Terra não tivesse essa inclinação em seu eixo, não existiriam estas variações promovidas pelas estações do ano.

O verão é a estação do ano que vem antes do outono e depois da primavera. É o período mais quente do ano, onde as temperaturas se elevam bastante. É também o momento do ano em que os dias são mais longos, ou seja, há maior tempo de luz solar.

Alguns acreditam que até as pessoas ficam mais alegres neste período, pois saem mais, ficam mais em contato com a natureza e com os raios solares. É um momento em que a vegetação se torna mais exuberante e muitas árvores dão seus frutos.

Além disso, pela maior vaporização das águas, por conta do calor, há também maior formação de nuvens e mais chuvas.

Veja também: Estações do ano

Quais os meses do verão?

Para saber quais são os meses do verão, primeiro deve-se perceber em qual hemisfério do globo está o observador, se no Hemisfério Norte ou se no Hemisfério Sul. As diferenças são:

Hemisfério Norte:

Dia 21 dezembro – Início do Inverno.
Dia 21 de março – Início da Primavera.
Dia 21 de junho – Início do Verão.
Dia 21 de setembro – Início do Outono.

Hemisfério Sul:

Dia 21 dezembro – Início do Verão.
Dia 21 de março – Início do Outono.
Dia 21 de junho – Início do Inverno.
Dia 21 de setembro – Início da Primavera.

O eixo de rotação da Terra é inclinado em relação a Linha do Equador (com uma angulação de aproximadamente 23,5°). Assim, cada hemisfério do planeta acaba sendo iluminado de uma forma diferente ao longo do ano. Por isso, as estações do ano são diferentes nos hemisférios.

O horário de verão

O horário de verão é uma medida econômica efetuada pelo governo brasileiro para aproveitar ao máximo os períodos de luz solar no país. Com isso, as pessoas usam menos luz elétrica no período do verão, usufruindo melhor da luz natural.

Apesar disso, é uma medida bastante questionada e criticada pelas pessoas que não gostam da mudança no horário.

O horário de verão não acontece em todos os países do mundo. Alguns lugares do mundo que adotam esta medida são:

África: Marrocos e Namíbia.
América Central: Cuba, Haiti e Bahamas.
América do Sul: Paraguai, Chile, e uma parte do Brasil.
América do Norte: Boa parte do Canadá, dos Estados Unidos, e do México.
Europa: União Europeia e Leste Europeu.
Oriente Médio: Irã, Síria, Jordânia, Líbano, Israel e Palestina.
Oceania: Nova Zelândia, parte da Austrália, Fiji, Samoa e Tonga.

No caso do Brasil, nem todos os estados são afetados pela mudança do horário. Dentre as 27 unidades federativas brasileiras, as que adotam o horário de verão são: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

No ano de 2018, o Horário Brasileiro de Verão 2018-2019 teve início no dia 04 de novembro. Este horário diferenciado se estende até o dia 16 de fevereiro de 2019.

É importante destacar que o horário de verão não coincide exatamente com o começo da estação do ano verão, a qual apenas tem início em 2018 no dia 21 de dezembro.

O que acontece no verão?

Dentre as estações de ano, o verão parece ser a mais apreciada pelos brasileiros. Muitas pessoas pegam férias justamente neste período de final de ano, o que possibilita que elas viagem e aproveitem o verão nas praias, em clubes, parques, espaços com natureza.

Além disso, o Natal acontece exatamente no período do verão brasileiro. Enquanto no Hemisfério Norte é inverno, por isso o Papai Noel veste roupas grossas e a neve é um símbolo decorativo desta época.

Veja também: A alimentação saudável para o período do verão

Os brasileiros passam as comemorações de final de ano em pleno verão, podendo usufruir de dias quentes e ensolarados.

Alguns cuidados são necessários no verão, como evitar a excessiva exposição aos raios solares, já que há uma maior intensidade de luz solar sobre a região que está vivenciado o verão.

Sem os devidos cuidados, são comuns as queimaduras na pele, bem como a insolação. Além disso, os riscos de desidratação são maiores, por isso é importante beber muita água. As doenças causadas por mosquitos, como a dengue, também se propagam com mais destaque no verão.

*Luana Polon é Mestre em Geografia pela Unioeste, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU).

Referências

USP – Universidade de São Paulo. Centro de Divulgação da Astronomia. Estações do ano. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/estacoes-do-ano/estacoes-do-ano.html. Acesso em 06 dez. 2018.

JANNUZZI, Gilberto De Martino. O horário de Verão: suas origens e seu propósito. UNICAMP. Disponível em: http://www.fem.unicamp.br/~jannuzzi/documents/hverao.pdf. Acesso em 06 dez. 2018.

Veja mais!