Por Prof. Nathália Duque em 17/11/2020

Os cientistas afirmam que foi a partir dos lagartos que se enterravam na areia que surgiram as cobras. O corpo mais longo e a ausência de patas seria uma adaptação a essa forma de viverem. No Brasil existe uma grande variedade de cobras, e nesse texto vamos falar da caninana.

Hoje em dia sabemos que existem várias espécies de cobras, algumas são venenosas e outras não. Elas não têm patas e possuem uma visão pouquíssimo desenvolvida.

Esses animais possuem o sangue frio e rastejam por onde passam. Alguns têm hábitos noturnos e outros, diurnos.

Quanto às relações sociais, as cobras não possuem nenhuma. Aliás, o macho e a fêmea só se encontram em época de acasalamento. Quando as fêmeas procriam, seus filhotes vivem sozinhos desde o nascimento.

A cobra caninana

“Nãkani’nã” é o nome que deu origem à palavra Caninana, que conhecemos hoje em dia. Esse nome tem origem tupi e significa “cabeça em pé“, pois acreditava-se que essa serpente era capaz de ficar na ponta da cauda quando se erguia.

Serpente caninana pendurada em árvore

(Foto: Wikimedia Commons)

O fato é que a caninana é um réptil muito interessante, pois apresenta características bem marcantes. Uma das mais notáveis características dela é a sua rapidez.

Também conhecida em alguns lugares como cainana, cobra-tigre ou arabóia, esse animal é muito ágil ao atacar. É uma cobra bem agressiva, e sai dando vários botes em sequência atrás de sua presa quando se sente ameaçada.

Por ser uma serpente tão ágil, muitas pessoas chegam a dizer que ela “voa” ao se lançar em direção à presa.

A cobra caninana é venenosa?

Por causa do seu tamanho, seu comportamento e também sua coloração, muitas pessoas acham que ela é venenosa, mas apesar de ser agressiva, ela não é peçonhenta, ou seja, não é venenosa. Esse tipo de cobra não possui uma dentição adequada para injetar veneno.

Ela não tem veneno e nem grandes presas, mas o que assusta os seus predadores é o seu temperamento e tamanho, pois pode medir cerca de 2 metros e meio.

O fato de não possuir presas venenosas não a torna um animal dócil e frágil. Como já mencionado, a caninana é bem agressiva e tem a característica de dar botes rápidos.

Ela ataca quando se sente ameaçada e pode causar diversos danos. Antes de atacar alguém, a caninana incha seu pescoço e levanta a parte frontal em sinal de ataque.

Esse comportamento é considerado ameaçador e por isso os animais tendem a fugir com medo. Ela costuma procurar o pescoço da presa para um enforcamento rápido e ágil, na maior parte das vezes eficiente.

Onde essa cobra vive?

A caninana é muito frequente na América do Sul e na América Central. Ela gosta muito de árvores e por isso, dizemos que ela é semi arborícola: às vezes ela está na terra, e às vezes em árvores.

É interessante perceber que quando ela está em alguma árvore, o bote é realizado com mais agressividade e rapidez.

Caninana em sinal de ataque

Antes de atacar, a caninana incha seu pescoço em sinal de alerta (Foto: Wikimedia Commons)

Este tipo de serpente pode ser encontrada em nosso país. Ela não vive em zonas urbanas, mas pode ser achada vivendo no litoral do Nordeste até o Amazonas e em países das Américas do Sul e Central, além do México.

Essa serpente já foi mais comum em nossas florestas, porém, devido ao desmatamento é mais difícil encontrá-las, pois seu habitat natural está bastante reduzido.

De que a caninana se alimenta?

Por ser muito ágil, a caninana se alimenta de pequenos lagartos, sapos, anfíbios em geral, aves, ovos de aves e até mesmo de roedores. Seu bote é certeiro quando sai para capturar seu alimento.

Essa serpente prefere se alimentar de animais ainda vivos pelo sabor e sangue, mas pode ser vista se alimentando de restos de presas, caso haja dificuldade de conseguir o que comer. Ela também pode se alimentar de ovos de outras cobras.

O processo de alimentação é semelhante ao das outras cobras que existem. A boca da caninana irá capturar o alimento e irá se alargar bastante para engolir a presa.

Seu corpo age como se fosse um elástico, conseguindo engolir animais muito maiores que seu próprio corpo. É muito interessante poder imaginar esse processo de alimentação.

Outro fato bem curioso é a sua movimentação. Mesmo com a presa ainda não digerida, a caninana consegue andar com um grande animal dentro de si. Conseguimos visualizar a presa inteira na barriga dela com todo o desenho do corpo do animal capturado.

Como ela se reproduz?

A reprodução da caninana ocorre através de ovos colocados em espaços escondidos na terra. Esse tipo de cobra consegue colocar em média de 6 a 20 ovos a cada reprodução. Os ovos dela ficam incubados por aproximadamente 85 dias.

Nesse vídeo a seguir, o biólogo e apresentador Richard Rasmussen fala tudo sobre essa serpente em seu programa “Que bicho é esse?”. Confira.

Ficha da caninana

  • Classe: Reptilia
  • Ordem: Squamata
  • Subordem: Serpentes
  • Família: Colubridae (34 espécies)
  • Gênero: Spilotes
  • Espécie: Spilotes pullatus
  • Nome em inglês: Rat snake
  • Nome popular: Caninana

O que significa chamar alguém de caninana?

Talvez você já tenha ouvido uma pessoa chamar alguma outra pessoa de caninana. Mas você sabe de onde vem isso? Caninana seria aquela pessoa traiçoeira, que não merece nossa confiança e de quem nunca devemos esperar o melhor.

Resumo do conteúdo

Neste artigo você aprendeu que:
  • Cientistas afirmam que foi a partir dos lagartos que se enterravam na areia que surgiram as cobras
  • As serpentes não possuem relações sociais
  • Uma das características mais marcantes da caninana é a sua rapidez
  • Ela não é uma cobra venenosa
  • A caninana pode ser achada vivendo no litoral do Nordeste até o Amazonas e em países das Américas do Sul e Central
  • Esse tipo de cobra consegue colocar em média de 6 a 20 ovos a cada reprodução.

Exercícios resolvidos

(1) Qual palavra originou o nome caninana, e o que significa?
R: Caninana vem da palavra tupi “Nãkani’nã”, que significa “cabeça em pé”.
(2) Do que a caninana se alimenta?
R: Ela se alimenta de pequenos lagartos, sapos, anfíbios em geral, aves, ovos de aves e até roedores.
(3) Como é o processo de alimentação dessa serpente?
R: O processo é semelhante ao das outras cobras. A boca irá capturar o alimento e irá se alargar bastante para engolir a presa.
(4) Qual é o tamanho da caninana?
R: Ela pode medir cerca de 2 metros e meio.
(5) Por quais outros nomes ela é conhecida?
R: Arabóia, cobra-tigre, iacaninã e jacaninã.

Referências

FOERSTER, S. I. A.; BEZERRA, P. E. S.; ALMEIDA, C. G. A COBRA-PRETA NA PERCEPÇÃO DOS MORADORES DA FAZENDA SACO, PERNAMBUCO. I CONICBIO, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013

SILVA, Diego Ferreira Muniz da. Ciclo reprodutivo da caninana, Spilotes pullatus (Linnaeus, 1758)(SERPENTES: COLUBRIDAE). Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.