Publicado por Katharyne Bezerra

É muito fácil encontrar alguém que queria ser popular na escola. Por isso, muitas crianças, adolescentes e jovens se perguntam como conseguir a tão sonhada popularidade entre os demais estudantes. Seja no Ensino Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou até mesmo na faculdade, ser popular é a vontade de muitas pessoas.

Sendo assim, homens e mulheres buscam se destacar no âmbito escolar. Alguns querem estar entre o Top 3 dos mais inteligentes, outros almejam ser a pessoa mais bonita da escola e há ainda quem apenas quer ser uma pessoa querida por todos da instituição.

Na verdade, não existe segredo para se tornar popular na escola. O que existe mesmo é uma força de vontade em ser uma pessoa melhor e agradável para os amigos de turma, professores e demais profissionais. Por isso, o Estudo Kids separou algumas dicas de como ser popular na escola sem precisar fazer esforço.

O que fazer para ser popular na escola?

Como já foi mencionado, não existe segredo para ser popular na escola. Também não há fórmulas mágicas para se tornar uma pessoa querida na instituição. Sendo assim, o aluno não precisa se esforçar ou competir com os demais para conseguir popularidade onde estuda.

Diante disso tudo, o aluno precisa entender que existe espaço para todos. Portanto, é melhor ser uma pessoa que inclui e é querida, do que ser alguém que exclui e se torna destaque por se aproveitar dos outros.

Para ser popular na escola basta ter amigos, ser educado e solicito com eles

Participar ao máximo das propostas e ações da instituição te ajuda a conhecer mais pessoas (Foto: depositphotos)

Moral da história? Seja você mesmo e se dedique ao que gosta e lhe faz bem. Brincar com os sentimentos dos outros não é uma atitude boa e não lhe faz melhor que ninguém, pelo contrário.

Além de querer ser uma pessoa de destaque na escola, você também precisa almejar ser alguém respeitoso. Abaixo você pode conferir dicas de como ser popular na escola.

13 dicas de como ser popular na escola

1. Seja educado

Para ser considerada uma pessoa educada, você precisa ser simpático. Use as saudações comuns do horário (bom dia, boa tarde ou boa noite), ao final da aula deseje um bom final de dia para o professor e para os demais colegas.

Além disso, pedir licença é primordial. Agradecer por algo que lhe foi dado ou emprestado também lhe faz ser alguém educado. Portanto, ser gentil é uma maneira incrível de ser destaque na escola.

Veja também: Como deixar feliz a minha professora da escola?

2. Saiba se expressar

Já ouviu falar que as palavras machucam? Pois bem, essa máxima é muito verdadeira. Palavras que tentem a diminuir outra pessoa, xingamentos e até mesmo uma resposta grosseira podem deixar o receptor da mensagem triste.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelas Nações Unidas, metade das crianças e jovens já sofreu com bullying nas escolas. E esse tipo de situação traz consequências graves na formação e crescimento dessas vítimas. Sendo assim, é importante que se você quer ser popular, você esteja na luta contra o bullying.

3. Mostre suas habilidades

Todo mundo é bom em alguma coisa e se você ainda não descobriu seu talento, acalme-se e tenha paciência. Seja na música, no teatro, nos esportes ou nos estudos, toda criança ou jovem pode ter uma área com a qual ela mais se identifica.

Por essa razão, a terceira dica na busca por popularidade é: mostrar suas habilidades. Busque conversar com os professores e até mesmo com seus amigos mais próximos. Além disso, fale sobre seus interesses aos seus pais. Todas essas pessoas podem lhe ajudar a explorar seu melhor lado.

4. Esteja por dentro das atividades da escola

Além das dicas dadas anteriormente, o estudante ainda pode saber tudo sobre as atividades que a escola está promovendo. Bem como participar ao máximo das propostas e ações da instituição.

Por exemplo, muitas escolas oferecem cursos extras aos alunos. Nessas oportunidades, você pode conhecer novas pessoas e se enturmar com quem tem os mesmos gostos que você.

Veja também: Como estudar sozinho para as provas? Aprenda e tenha bons resultados

5. Participe das aulas

Ser ativo na escola e participar das aulas são boas alternativas para quem quer ser notado na escola. Além de se tornar uma referência de estudos e de aluno aplicado, você também consegue se dar melhor nas matérias.

Mas claro, sempre usando o bom senso. Os demais alunos não gostam daquele que sempre atrapalha a aula para dizer algo que sabe. Por isso, espere que o professor pergunte à turma ou solicite a sua participação.

6. Seja amigável

É bem verdade que todo mundo precisa de um amigo. Seja para compartilhar segredos, pedir conselhos ou até mesmo para passar um tempo conversando e rindo bastante. Afinal, amigos devem servir para todos os momentos, dos tristes aos felizes.

Nesse caso, tente ser o mais amigável possível. Saiba escutar aquilo que seus amigos queiram dizer e também consiga ajudá-los, não importando se é com um colo, com palavras ou com atitudes.

7. Faça amigos

Pegando um gancho da dica anterior, quanto mais amigável você for, mais amigos você fará. Porém, é importante entender que é mais importante ter qualidade ao invés de quantidade. Isso significa dizer que, é melhor ter três bons amigos do que muitos colegas.

Mesmo que a escola seja um local para aprender conteúdos disciplinares, ela também pode ser um espaço para constituir verdadeiros amigos. Ao mesmo tempo que você forma seu futuro, é possível ainda criar laços verdadeiros com os demais estudantes.

Veja também: Com quantos anos posso ter Facebook, WhatsApp e Instagram? Veja!

8. Pare de se preocupar com a opinião dos outros

Claro que vão surgir críticas, mas ninguém consegue agradar a todos. Nesse sentido, uma pessoa que quer ser popular não deve se preocupar com a opinião das outras pessoas. Principalmente quando não são críticas construtivas.

Nesse caso, busque estar cercado de pessoas boas. Não se preocupe com os demais que tentam colocar sua autoestima para baixo. E claro, também não faça comentários ruins para outras pessoas.

9. Seja solícito

De acordo com o dicionário, ser solícito é ser alguém que não poupa esforços para ajudar. Também pode ser uma pessoa que gosta de servir, de ser útil. Pode ser ainda um ser atencioso com os demais.

Portanto, ser solícito é estar pronto para ajudar quem precisa, gostar de fazer isso e servir de coração. Por exemplo, se você é bom em matemática e alguém lhe pede ajuda, essa é uma ótima forma de se enturmar com as mais diferentes pessoas.

10. Não seja maldoso

“Aquilo que você não quer para você, você não faz com os outros.” O ditado diz tudo o que esse tópico quer expressar: Afinal, ninguém quer ser maltratado, então também não deve maltratar. É simples.

Ainda segundo a pesquisa elaborada pela ONU, no Brasil 43% das crianças ou jovens são vítimas de bullying  no âmbito escolar. Esse dado assustador pode mudar através de uma força tarefa em busca de respeito, onde pais, escola e estudantes lutam juntos contra qualquer tipo de violência.

Veja também: O que devo fazer quando estiver sofrendo bullying na escola

11. Cuide de você

Além disso, quem deseja ser popular na escola também deve estar atento a si mesmo. Ou seja, cuidar do seu interior e do seu exterior. É preciso se amar, se cuidar e se proteger. Caso você não faça isso, ninguém irá fazer.

Por exemplo, faça as atividades que você gosta, vista as roupas que você ache que lhe caem bem, arrume o cabelo como você achar melhor. Essas são algumas das dicas para que você cuide mais de você mesmo.

12. Seja uma boa companhia

Chegando ao fim das dicas, busque ser uma boa companhia para os outros. Para isso, pense e reflita se você é alguém legal. Se você fosse outra pessoa, você ia gostar de alguém como você?

Essa autorreflexão é importante. Toda pessoa deve fazer uma autocrítica para alegrar-se com suas próprias qualidades, mas também para se deparar com seus pontos negativos. E claro, tentar mudá-los na medida do possível.

13. Seja você mesmo ou uma versão melhor de você

Por fim, seja você ou pelo menos uma versão melhor do que você já é. Adapte-se as mudanças e aceite as pessoas como elas realmente são. Não é interessante tentar mudar o outro para nos agradar.

Ser popular na escola também deve ser um sinônimo de inclusivo. É abraçar as pessoas como elas são, é chamar elas pelos nomes que elas gostam e tratá-las com respeito, dignidade e amor.

Como ser popular na escola nova?

Como ser popular na escola pode tirar o sono de muitos estudantes, mas existem dicas simples

Uma dica para a busca da popularidade na escola é investir nas suas habilidades (Foto: depositphotos)

Diante de todas as dicas dadas anteriormente, alguns estudantes ainda podem se questionar a respeito das escolas novas para eles. Isso porque, alguns alunos saem de uma instituição e começam um novo ciclo em outra unidade. Sendo assim, como ser popular na escola nova?

A verdade é que as dicas anteriores servem para qualquer estudante e em qualquer situação escolar. Ou seja, seguindo as opções anteriores é possível alcançar a popularidade na escola nova. Contudo, nesses casos é necessário ainda passar por um processo de adaptação.

Veja também: Psicóloga dá dicas de como lidar com o início da vida escolar dos filhos

De acordo com a psicóloga Marisa de Abreu Alves, a mudança de escola pode causar ansiedade no estudante. Porém, é preciso que os pais junto ao aluno e a escola possam reverter essa situação juntos. É como se fosse um caso onde há mudança de cidade, por exemplo, uma vez que interfere na rotina, ambiente etc.

“Claro que não há um único caminho viável, cada caso terá sua necessidade, talvez explicar o porquê e para que esta mudança está ocorrendo”, ressalta a profissional em seu site.

Desta forma, acreditar que o ambiente novo da escola pode ser uma recente oportunidade de ser alguém melhor pode ajudar na adaptação. Além disso, nesse novo local o estudante pode se reinventar e se tornar popular por meio de suas conquistas pessoais.

Veja mais!