Publicado por Katharyne Bezerra

O gosto por desenhos para colorir é quase que unânime na criançada. Com essa atividade, os pequenos podem se expressar de forma mais objetiva, principalmente aqueles que ainda não sabem falar ou escrever. Com a arte eles ganham a possibilidade de crescer emocionalmente e socialmente.

No entanto, para que isso ocorra de forma natural, é necessário que as crianças sejam  incentivadas a produzir artes. Por exemplo, no caso dos desenhos para colorir, é importante que os pequenos tenham contato com esse tipo de atividade desde cedo.

Neste sentido, não existe idade para começar as produções. Na verdade, para que a criança comece a usar desenhos para colorir basta apenas que ela já comece a segurar objetos com a mão. Com a ajuda dos pais, até os bebês já podem fazer desenhos, rabiscos e pinturas.

Com o passar do tempo, os pequenos começam a ter as próprias preferências. Por isso, é comum que eles queiram colorir desenhos específicos, como os da Barbie ou princesas, da Frozen, de carros, homem aranha e até mesmo de unicórnios. Quer ver algumas imagens legais para pintura? Então acompanhe este artigo.

Desenhos para colorir Barbie

Como todos sabem, a Barbie é uma boneca criada nos Estados Unidos e que serve de brinquedo para muitas crianças de todo mundo.

E com toda a popularidade dessa boneca, ela também ganha destaque em muitos desenhos para colorir. Além das imagens com roupas fashionistas, é possível encontrar a Barbie junto com amigas ou com alguns animaizinhos.

Veja também: 10 desenhos para desenhar fácil

Já em outros desenhos, a boneca do mundo cor de rosa também aparece com roupas que fazem referência às profissões da Barbie. Isso porque, com todas as histórias e filmes, a boneca já trabalhou como veterinária, médica, professora, pilota etc. Sendo assim, confira alguns exemplos de desenhos para colorir da Barbie.

Desenhos para colorir Frozen

Frozen é um dos filmes de animação musical mais famosos da Disney. Criada em 2013, a animação teve tanto sucesso no Brasil que as trilhas sonoras do filme caíram no gosto popular. “Livre estou” e “Let it go”  são algumas das canções prediletas dos brasileiros.

“Frozen- Uma Aventura Congelante” conta a história de uma princesa chamada Anna que com a ajuda de um vendedor de gelo embarca em uma jornada de aventura nas montanhas durante um inverno rigoroso.

Tudo isso em busca da irmã Elsa, para que juntas consigam acabar com a terrível maldição de inverno eterno. Quem estiver interessado em pintar essas duas irmãs e alguns dos cenários do filme, basta imprimir algumas das imagens a seguir.

Desenhos para colorir carros

A invenção humana de quatro rodas é um dos desenhos favoritos das crianças. Os carros, com seus diferentes modelos, fazem o gosto da criançada e servem para que os pequenos ampliem a imaginação e aumentem a criatividade.

Veja tambémConheça as cores primárias e por que recebem esse nome

Mas para quem acha que esse tipo de desenho só agrada os meninos, está enganado. Trata-se de uma opção bastante atrativa para as meninas, que também devem ter contato com o universo dos automóveis desde cedo. Abaixo você confere algumas ideias de desenhos para colorir carros.

Desenhos para colorir princesas

Além do desenho da Frozen, a Disney é especialista em fazer histórias sobre princesas. Mundialmente conhecidas, elas podem se tornar em ótimos desenhos para colorir. E a criançada com certeza vai adorar, uma vez que existe uma variedade e tanto para escolher.

Por exemplo, algumas das histórias mais famosas são: A Branca de Neve, com os sete anões; a Cinderela, e o sapatinho de cristal; a Bela, que dividiu cena com a fera; e Rapunzel, com a enorme trança.

Além delas, existem outras recentemente criadas, como a Tiana e Merida. A seguir você encontra algumas imagens dessas lindas e adoráveis princesas.

Desenhos para colorir homem-aranha

Depois das histórias de quadrinhos, estrelar nos filmes e ainda estar presente em joguinhos, o homem-aranha também aparece nos desenhos para colorir. Sendo ele um personagem fictício da Marvel, ganhou o coração de muitos meninos e meninas que acompanham a história desse super-herói das teias.

Com um uniforme característico, pode ser pintado de azul e vermelho. Contudo, não há limites para a criatividade dos pequenos e assim o homem-aranha tem uma roupa totalmente personalizada de acordo com cada artista infantil.

O que resta agora é imprimir o melhor desenho desse super-herói norte-americano e aproveitar o momento da pintura.

Desenhos para colorir unicórnio

Para quem não sabe, o unicórnio é uma criatura mitológica. Isso significa dizer que ela foi criada como um mito e por isso não existe no mundo real. Nas imagens desse animal, ele é representado por um cavalo com um chifre no meio da testa.

Veja tambémPor que o hidrocor seca quando o deixamos sem tampa?

Atualmente, a imagem do unicórnio é difundida acompanhada de arco-íris. Trata-se de um animal muito colorido e simbólico. Abaixo você confere algumas imagens que vão fazer você ficar com vontade de pintar imediatamente. Então, prepara o lápis de colorir e se entrega a essas belezuras.

Desenhos para colorir: imprimir ou usar online?

Existem muitas formas de usar desenhos para colorir. Em alguns casos você pode imprimir, como é o caso desses expostos no artigo. Contudo, você também pode optar por usar a criatividade online e assim pintar as imagens diretamente no computador. Para quem ainda não escolheu a melhor forma, vamos explicar como deve-se usar cada uma dessas modalidades.

Primeiramente, para quem deseja imprimir, basta clicar com o botão direito do mouse no desenho de sua preferência. Em seguida, selecione a opção “salvar como”. Logo após a escolha, renomeie como desejar a figura e escolha em qual departamento do seu computador ela vai ser salva.

Após esses passos, vá até a imagem no computador. Clique em cima da foto com o botão direito e selecione a opção “imprimir”. Com a impressora já ligada, basta apenas esperar o seu desenho sair e curtir colorindo todo ele.

Agora se você não deseja imprimir e colorir com a própria mão, a tecnologia lhe permite a experiência de pintar online. Para isso, basta encontrar um site específico nessa atividade, escolher o seu desenho preferido e começar a pitura. Um exemplo de portal com essas características é o Colorir. Nele você encontra uma variedade de imagens e tem para todos os gostos.

A importância dos desenhos para colorir na infância

Ao contrário do que muitos possam pensar, os desenhos para colorir não são apenas uma simples atividade para entreter crianças de várias idades. De acordo com estudiosos e psicopedagogos, a arte de pintar desempenha papeis importantes na vida da criançada.

“A pintura estimula a comunicação, a criatividade, a sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças. É por isso que a pintura também é indicada nos tratamentos terapêuticos das crianças”, explica a revista online espanhol, Guia Infantil.

Além disso, através da pintura as crianças podem explorar um mundo novo. Cheio de cores, formas, traços e com muita imaginação. Ainda através dessa atividade, as crianças conseguem melhorar diversos aspectos de seus comportamentos.

Mas esses não são os únicos benefícios dos desenhos para colorir na vida das crianças. A seguir, você confere todas as vantagens que a arte traz para a vida dos pequenos.

Encoraja à criação

As crianças que pintam tem mais acesso à criação interna que possuem. Ela passam a explorar ainda mais essa habilidade e tornam-se adultos mais descontraídos, desenvolvidos e com uma auto-estima elevada.

Melhora a comunicação

É comum que algumas crianças sejam mais retraídas que outras, mas esse aspecto do comportamento dos pequenos pode ser trabalhado pelos pais e professores. Com uma socialização desde cedo e o estímulo as artes, a meninada passa a se comunicar melhor. 

Organiza as ideias

Pode até ser que a criançada comece pintando tudo de uma forma aleatória. Mas com o passar do tempo, os pequenos passam a organizar as ideias. Consequentemente, começam a pintar os desenhos de forma mais coerente. Sendo este, mais um benefício proporcionado pela pintura.

Veja também: Como fazer caderno de desenho

Explora o intelecto

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Kings College London, no Reino Unido, um bom desenho pode ser um indicador de inteligência do futuro. Isso porque, essa atividade ajuda a desenvolver o intelecto das crianças.

Ameniza a ansiedade

Outro benefício da pintura é a diminuição da ansiedade. Assim, a criança passa a ser mais serena e tranquila. Além disso, passa a estar mais conectada com ela mesma o que a encoraja em expressar os próprios sentimentos.

Diminui as expectativas e os medos

A partir do momento em que a criança passa a pensar em si mesma, ela consegue diminuir as expectativas que ela cria sobre o mundo. Consequentemente, os medos também se vão e a meninada pode se acalmar.

Como incentivar a pintura infantil?

Diante de tantos desenhos para colorir e dos seus benefícios na vida das crianças, fica fácil tomar a decisão de incentivar ainda mais a pintura na vida dos pequenos.

Por essa razão, além de criar essa modalidade como uma simples atividade interativa, ela também deve ser pensada como uma forma de desenvolvimento infantil.

Ainda segundo o Guia Infantil, os pais devem dar o exemplo diante dos filhos. Isso significa dizer que os papais e as mamães devem pintar para mostrar aos filhos como essa atividade pode ser divertida.

Além disso, é possível incentivar a pintura infantil utilizando-se de imagens legais aos olhos da meninada.

Por isso são recomendados os desenhos para colorir da Barbie, Frozen, de carros, das princesas, do homem-aranha e até mesmo do unicórnio. E a forma pode ser escolhida entre online ou a opção de imprimir os desenhos. Tudo isso para tornar a experiência ainda mais proveitosa para os pequenos.

Veja mais!