Publicado por Prof. Luana Polon

Saiba mais sobre os hemisférios terrestres, quais são eles, onde estão localizados e em qual deles está o território do Brasil. Para isso, confira este artigo do Estudo Kids!

Antes de mais nada, é importante explicar que existem linhas imaginárias estabelecidas sobre o globo terrestre, as quais auxiliam na orientação espacial e localização geográfica dos vários lugares do mundo.

Estas linhas imaginárias são criações humanas, o que significa que não elas não existem naturalmente no planeta.

Duas linhas são as mais importantes, uma em sentido vertical e outra em sentido horizontal. Estas linhas dividem o globo terrestre em quatro partes, as quais são também chamadas de hemisférios.

O que é hemisfério?

Os hemisférios terrestres são quadrantes criados pelo entrecruzamento das duas principais linhas imaginárias: Linha do Equador e Meridiano de Greenwich.

O globo é dividido em quatro hemisférios: Norte, Sul, Ocidental e Oriental (Foto: Encyclopedia Britannica)

Estes espaços criados fazem com que o globo seja dividido em quatro porções principais. Essa divisão facilita os estudos sobre questões que envolvem o globo, ajudando na orientação geográfica. Além de colaborar com a elaboração de material cartográfico (mapas, cartas).

A palavra hemisfério deriva da noção de metades de uma esfera. E é o que ocorre com as linhas imaginárias, pois elas atravessam a esfera terrestre, apresentado suas metades Sul e Norte, Oeste e Leste.

Quais são os hemisférios?

São quatro os hemisférios terrestres formados pelas linhas imaginárias. A partir da Linha do Equador formam-se os hemisférios Norte e Sul. Já a partir do Meridiano de Greenwich formam-se os hemisférios Ocidental e Oriental.

Com isso, sempre que se for referenciar algum país do globo, pode-se especificar onde ele fica usando os hemisférios como base. Por exemplo: o Japão está localizado no hemisfério Norte do globo (acima da Linha do Equador) e também no hemisfério Oriental (Leste asiático).

Hemisfério Norte

O hemisfério Norte é também chamado de hemisfério Setentrional, ou ainda, hemisfério Boreal. Ele está localizado entre a Linha do Equador (latitude 0º) e o Polo Norte.

É neste hemisfério que está a maior quantidade de extensões de terra do planeta, com grandes países como Rússia, Canadá, China, Estados Unidos.

No hemisfério Norte estão os continentes da América do Norte, América Central, parte do continente africano, parte da América do Sul, Europa e Ásia. Ainda, a parte ao norte dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico e em sua totalidade o Oceano Glacial Ártico (região polar).

Hemisfério Sul

O hemisfério Sul é também chamado de hemisfério Meridional, ou ainda, hemisfério Austral. Ele está localizado entre a Linha do Equador (latitude 0º) e o Polo Sul.

Abrange uma área com menor quantidade de extensões de terras emersas (continentais). No hemisfério Sul estão a parte ao Sul da América, uma porção da África, a maior parte da Indonésia e dos países próximos, a maioria da Oceania e ainda a Antártida.

Hemisfério Ocidental

O hemisfério Ocidental é também chamado de hemisfério Oeste. Este hemisfério abrange as regiões que estão situadas a Oeste do Meridiano de Greenwich (longitude 0°).

Apresenta menor quantidade de terras emersas (continentais) do que o hemisfério Oriental. Estão localizadas nele parte das terras do continente europeu, da África e da Antártida.

A América é o único continente que está totalmente situado dentro do hemisfério Ocidental do globo.

Hemisfério Oriental

O hemisfério Oriental é também chamado de hemisfério Leste. Este hemisfério abrange as regiões que estão situadas a Leste do Meridiano de Greenwich (longitude 0°).

Apresenta maior quantidade de terras emersas (continentais) do que o hemisfério Ocidental, englobando países como Rússia e China, com seus grandes territórios.

Estão localizadas nele a maior parte das terras da Europa e da África, bem como toda a Ásia e a Oceania, e ainda, parte da Antártida.

Em qual hemisfério se encontra o Brasil?

Todo o continente americano está localizado no hemisfério Ocidental, logo, o território do Brasil está totalmente dentro deste hemisfério que abrange as áreas a Oeste do Meridiano de Greenwich.

Essa região é comumente chamada simplesmente de Ocidente. O Brasil tem seu território em mais dois hemisférios terrestres, que são o Norte e o Sul.

Apenas uma pequena porção do Norte do país entra no hemisfério Norte (cerca de 7%), enquanto todo restante é abrangido pelo quadrante do hemisfério Sul terrestre (93%).

O território brasileiro é cortado por duas das linhas imaginárias, que são a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. No Brasil, a Linha do Equador passa pelos territórios dos estados do Pará, Roraima, Amazonas e Amapá.

Macapá é a única capital brasileira que é cortada pela Linha do Equador, havendo, inclusive, um marco na cidade que marca a divisão entre os hemisférios. Já o Trópico de Capricórnio passa pelos territórios do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

A Linha do Equador é marcada no Brasil pelo “Marco Zero” na cidade de Macapá, capital do Amapá. Este local se tornou um ponto turístico, especialmente para contemplação do fenômeno do equinócio, quando os raios de Sol incidem diretamente sobre a Linha do Equador.

Com isso, pode-se dizer que o Brasil está em três hemisférios terrestres: Norte (Setentrional), Sul (Meridional) e Ocidental (Oeste).

Ponto turístico em Macapá (AP), marcando a divisão entre os hemisférios (Foto: depositphotos)

Linhas imaginárias que dividem o mundo

Existem algumas linhas criadas pela humanidade e que atravessam o globo terrestre. Naturalmente, o globo terrestre não tem nenhuma divisão, limite, fronteira ou marcação, somente os próprios elementos naturais (massas continentais, montanhas, rios).

No entanto, os seres humanos estabeleceram várias linhas imaginárias, como é o caso dos paralelos, meridianos, trópicos. Estas linhas têm a função de ajudar na localização de pontos específicos no globo, bem como orientar geograficamente.

As principais linhas imaginárias criadas pelos seres humanos sobre o planeta Terra são:

  • Linha do Equador
  • Meridiano de Greenwich
  • Trópico de Câncer
  • Trópico de Capricórnio
  • Círculo Polar Ártico
  • Círculo Polar Antártico.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

MENEZES, Paulo Márcio Leal de; FERNANDES, Manoel do Couto. “Roteiro de Cartografia“. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

POLON, Luana. Estudo Prático. “Coordenadas Geográficas“. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/coordenadas-geograficas/. Acesso em 13 jun. 2019.

VESENTINI, José William. “Geografia: o mundo em transição“. São Paulo: Ática, 2011.

Veja mais!