Publicado por Katharyne Bezerra

É professor e quer saber como fazer um projeto copa do mundo para educação infantil? Então você está no lugar certo. Nesse artigo do Estudo Kids vamos entender como o mundial de futebol pode ser trabalho em sala de aula com as crianças.

Na verdade, fazer a associação entre a copa do mundo e a educação infantil é mais simples do que se imagina. Isso porque o professor só precisa adaptar algumas aulas, adicionando como conteúdo o mundial de futebol.

Por exemplo, matérias como português, matemática, música, artes, geografia, história e até mesmo ciências podem ser moldadas com o conteúdo futebolístico e tudo o que envolve esse universo do esporte.

E então, quer aprender como abordar esse tema e ainda fazer um trabalho interdisciplinar com os estudantes? Pois pega papel e caneta e vamos brincar de aprender.

Como fazer: projeto copa do mundo para educação infantil

Antes de traçar o perfil do projeto copa do mundo para educação infantil, avalie o quadro de professores.

Se você não é o único educador da turma, então o melhor a se fazer é se reunir com os demais docentes para que o programa de aulas seja bem estruturado e leve em consideração o maior número de disciplinas possíveis.

Para fazer um projeto copa do mundo para educação infantil é preciso fazer planos de aula

Formas, cores e símbolo que compõem as bandeiras de alguns países podem ser abordados de forma lúdica (Foto: depositphotos)

Contudo, se você é o único professor da sua turma, o trabalho pode ficar centralizado em suas mãos.

No entanto, é sempre importante consultar a opinião da coordenação pedagógica da escola e mostrar seu plano para o projeto com a criançada. Por fim, basta entender o que pode ser aproveitado do mundial e direcionar para as aulas e disciplinas, como a seguir:

Projeto copa do mundo: Português

Durante as aulas de português o conteúdo interativo com a copa do mundo é vasto. Para fazer dar certo, você pode aproveitar os nomes dos jogadores escalados do Brasil e também o nome dos times que estão participando do mundial.

Uma boa dica é trazer jogos para a sala de aula com essas temáticas, como cruzadinhas ou caça-palavras.

Outra forma de abordar a copa nas aulas de português é estimular a produção de redações. Peça para que os alunos elaborem pequenos textos sobre como é assistir os jogos do Brasil, como a família se reúne, o que costumam comer etc.

Por fim, você como professor também pode dividir a sala em grupos e pedir para que os estudantes produzam pequenos gritos de guerra. Antes de mais nada, apresente alguns exemplos para os alunos e depois peça que eles usem a criatividade na formulação dos próprios gritos.

Veja também: O que é uma colônia de férias?

Projeto copa do mundo: Música

Inicialmente, nas aulas de música, o professor pode trabalhar o próprio hino nacional. Além da possibilidade de formar um coral com essa canção patriota, o docente também pode trabalhar e detalhar as estrofes com os estudantes.

Ainda há a possibilidade de explicar o que é rima, uma vez que o hino nacional brasileiro é formado com essa estilística. Portanto, é outra forma de abordar a copa do mundo na escola, trazendo conteúdos relevantes para os alunos.

Além disso, as aulas de música podem trabalhar com outras canções feitas para o mundial de futebol. Assim como, aproveitar a oportunidade e produzir junto com as crianças paródias dessas canções.

Projeto copa do mundo: Artes

Já quando o assunto é artes, a copa do mundo dá show de aproveitamento na sala de aula. Você como professor pode pedir que os alunos criem os próprios desenhos com relação ao mundial. Mas também pode já oferecer os desenhos prontos e sugerir a pintura dessas imagens.

Os planos de aula podem abordar temas da Copa em diversas disciplinas

Os conteúdos devem ser abordados levando em consideração a idade dos alunos para um melhor entendimento (Foto: depositphotos)

Uma outra forma bem legal de trabalhar a copa do mundo com crianças é sugerindo a confecção das bandeirinhas. Como o mundial acontece na mesma época do período junino, a decoração da sala pode ser feita em verde e amarelo. E assim, além de bonita, a classe também homenageia o Brasil.

Projeto copa do mundo: Geografia

Geografia é outra matéria que pode entrar no projeto copa do mundo para educação infantil. Isso porque, você pode trabalhar com a turma as localidades de cada país que participa da copa. Com o mapa ou um globo, essa aula vai ser bastante interessante e interativa para os alunos.

Veja também: A importância da atividade física

Projeto copa do mundo: História

Além de saber onde fica cada país, é importante também entender a história de cada um. E é exatamente nesse tópico que entra em ação essa matéria que estuda o passado e o presente da humanidade.

Você pode abordar nas aulas os costumes e cultura de cada país, inclusive o Brasil. Também pode trazer à tona momentos históricos que ocorreram durante as copas passadas. Por fim, ainda tem a possibilidade de criar um mural da memória, fazendo colagens de matérias que abordam o mundial.

Projeto copa do mundo: Matemática

E quem achou que a matemática poderia ficar de fora dessa, bateu na trave. Para trabalhar com os números sem deixar de lado a copa, você só precisa encontrar a maneira exata de abordar os dois temas de uma só vez.

Uma dica é explorar os placares dos jogos, o saldo de gols, o número de títulos de cada equipe e até mesmo o número das partidas. Com esses resultados, você cria um “probleminha” que envolva adição ou subtração e é só esperar as boas notas dos alunos.

Projeto copa do mundo: Socialização

A escola é o lugar ideal para que as crianças aprendam a socializar. Por isso, aproveite o mundial e esse ambiente para enriquecer ainda mais cada cidadãozinho que ali está. Por exemplo, estimule o trabalho em equipe, mostrando que as seleções só ganham quando isso dá certo.

Além disso, trabalhe a diversidade que esse torneio mostra. Explique que existem vários tipos de pessoas, com cores de pele diferentes, religiões diversas e classes sociais distintas. Mas que mesmo assim, todos eles podem conviver pacificamente em um mesmo ambiente.

Projeto copa do mundo: Educação física

É óbvio que a educação física não poderia ficar de lado quando o assunto é esporte. Mas fuja da mesmice e ensine não só o futebol, mas trabalhe também com aulas aeróbicas. Aproveite para mostrar como os jogadores se preparam para entrar em campo.

Outra forma de abordar a copa é com danças e coreografias. Una as aulas de música com as de educação física e transforme a classe em um grande palco para que as crianças apreciem o lado artístico que possuem.

Projeto copa do mundo: Ciências e nutrição

A educação física também pode andar lado a lado com ciências. Isso porque, você pode explicar como cada exercício traz benefícios para o corpo do atleta. Ou pode pedir para que os alunos expliquem.

Além disso, é possível usar as aulas para mostrar como a nutrição influencia no desempenho dos jogadores. O que é bom comer e o que não é tão aconselhável quando o assunto é o organismo do atleta.

Veja também: A origem da educação física escolar

Projeto copa do mundo: Eixo identidade e autonomia

O projeto copa do mundo para educação infantil é uma ótima forma de incentivar as crianças a serem mais brasileiras. Isso significa dizer que essa é uma oportunidade para que os pequenos se reconheçam e valorizem a cultura do próprio país.

Por exemplo, peça que eles tragam de casa algum objeto que represente o Brasil. Já na sala, peça que cada um levante, vá na frente da turma e explique o porquê que aquele elemento o faz lembrar do país onde vive. Por fim, finalize a aula com uma roda de conversas. Assim as crianças podem interagir entre si e aprender umas com as outras.

Projeto copa do mundo: linguagens estrangeiras

Geralmente, as escolas proporcionam apenas aulas de inglês e espanhol. Mas esses já são bons momentos para adaptar as linguagens estrangeiras com o mundial de futebol. Por exemplo, como é bola em inglês? Ou, como se escreve as cores dos uniformes do Brasil em espanhol?

Objetivos da copa do mundo para educação infantil

Primeiramente, é importante destacar que em época de copa do mundo, as pessoas só falam sobre esse assunto. Os jogos viram notícias e consequentemente a sociedade comenta sobre elas. E isso não excluí as crianças, que influenciadas pelos pais e familiares acabam adorando esse período.

Portanto, uma forma de prender a atenção da meninada nas aulas é levando esse conteúdo para dentro da classe. Assim, além de prestarem atenção no professor, também acabam interagindo mais nas aulas.

Além disso, é uma ótima forma para trabalhar o conteúdo escolar. Ensinar como escrever, como falar as cores em português e em outras línguas e também desenvolver outros dons, como a música, a dança, a criatividade no geral.

Por fim, a copa do mundo torna-se um evento de pluralidade. No qual várias pessoas estão envolvidas em um só propósito: se divertir. Dessa maneira, é o momento ideal para pregar igualdade, respeito e amor por todas as pessoas, sem descriminação.

Copa do mundo e educação infantil

Viu como é fácil e divertido unir um mundial e o ensino das crianças. No artigo “Como fazer um projeto copa do mundo para educação infantil?”, você pôde perceber que isso é possível e que o resultado é bastante gratificante para todos os envolvidos.

Veja também: História da Seleção Brasileira

Aproveite o momento para envolver todas as matérias possíveis, como português, matemática, música, artes, geografia, história, ciências, educação física etc. Quanto mais conteúdo for abordado, melhor será o aproveitamento das crianças, dos professores e da escola.

Veja mais!