Publicado por Prof. Luana Polon

Quando nos perguntamos sobre a capital da Austrália, a resposta para muitos parece simples: Sydney!

No entanto, essa não é uma informação verdadeira! Descubra neste artigo qual é na realidade a capital da Austrália.

Afinal, qual é a capital da Austrália?

A capital da Austrália é, na verdade, a cidade de Camberra. Esta cidade é a oitava maior do país e tem cerca de 400 mil habitantes.

Parlamento em Camberra

É em Camberra que fica o Parlamento da Austrália (Foto: depositphotos)

Camberra é uma cidade planejada, cuja criação começou em 1913, concluída em 1927, e construída sob um conceito de cidade-jardim, com várias áreas verdes. A criação de Camberra foi proposital para amenizar um conflito existente entre Sydney e Melbourne.

Como capital da Austrália, em Camberra estão a sede do governo australiano, bem como o parlamento, é ainda onde se encontra a residência oficial, além de vários outros departamentos e agências governamentais australianos.

A cidade possui um clima temperado, onde os dias são ensolarados na maior parte do ano. Além disso, as quatro estações são bem definidas.

Em 2014, Camberra foi considerada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) como a melhor cidade para se viver. Isso porque é uma cidade muito bem planejada e com elevada qualidade de vida.

Turismo da capital

Camberra destaca-se também pelo turismo. Estão presentes na cidade importantes locais políticos do país, como o Parlamento da Austrália e outras instâncias.

Um dos lugares mais visitados na Austrália e que fica na capital é o Memorial de Guerra Australiano, inaugurado em 1941, o qual rememora e homenageia todos aqueles que lutaram em conflitos pela Austrália.

Além disso, existe um evento nacional que atrai muitas pessoas, o “Floriade”, que é um festival de flores e entretenimento em Camberra.

Flores da Austrália

As flores criam cenários incríveis em Camberra, atraindo muitos turistas (Foto: depositphotos)

Além disso, na capital há um lago artificial criado na década de 1960, o Burley Griffin Lake, e que é ponto de encontro entre muitos moradores locais e turistas.

Há ainda em Camberra importantes centros de estudo, como é o caso da Universidade de Camberra, bem como a Universidade Nacional da Austrália, o Canberra Institute of Technology, dentre outros, que atraem estudantes do mundo todo para intercâmbio.

Economia de Camberra

A economia de Camberra está muito ligada à presença dos órgãos governamentais, os quais empregam quase metade da população local. Camberra possui uma das menores taxas de desemprego do país, bem como uma das mais elevadas rendas médias da população.

A Austrália como um todo possui um dos mais elevados Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, ficando atrás apenas da Noruega e da Suíça, e Camberra é destaque neste sentido.

Quais os estados e capitais da Austrália?

O território da Austrália é organizado a partir de sete capitais estaduais e uma capital nacional, que é a cidade de Camberra, localizada no Território da Capital Australiana.

Antes de Camberra, a capital australiana era Melbourne (1901-1927). São estados e capitais da Austrália:

  • Austrália Meridional – Adelaide
  • Austrália Ocidental – Perth
  • Nova Gales do Sul – Sydney
  • Queensland – Brisbane
  • Tasmânia – Hobart
  • Território do Norte – Darwin
  • Vitória – Melbourne.
Mapa da divisão territorial australiana

Mapa da divisão territorial da Austrália (Foto: depositphotos)

Localização da Austrália

A Comunidade da Austrália, mais conhecida como Austrália, é um país que está localizado no Hemisfério Sul do globo terrestre.

A Austrália fica no menor continente do mundo, que é a Oceania, sendo o maior país desta, ocupando entre 85% a 90% do território total da Oceania.

O território da Austrália é banhado pelo Oceano Índico ao Sul, pelo Mar de Timor a Oeste, pelo Mar da Arafura e pelo Estreito de Torres ao Norte, ainda pelo Mar de Coral e pelo Mar da Tasmânia ao Leste.

Mapa político da Austrália

Exemplo de mapa político da Austrália (Foto: depositphotos)

Em que continente está localizado a Austrália?

A Oceania é formada por Austrália (maior país do continente); Estados Federados da Micronésia; Fiji; Ilhas Salomão; Indonésia; Kiribati; Nauru; Nova Zelândia; Palau; Papua-Nova Guiné; Samoa; Tonga; Tuvalu e ainda Vanuatu.

São ainda territórios ultramarinos a Dependência de Ross (dominada pela Nova Zelândia); as Ilhas Carolinas (dominadas pela Micronésia); as Ilhas Marianas (dominadas pelos Estados Unidos da América); a Nova Caledônia (dominada pela França); a Samoa Americana (dominada pelos Estados Unidos da América); a Terra Adélia (dominada pela França) e ainda o Território Antártico Australiano (dominado pela Austrália).

Qual é o idioma oficial da Austrália?

Oficialmente, o idioma da Austrália é o inglês. No entanto, existem mais de 200 idiomas falados na Austrália, isso porque é um país multicultural, que recebe pessoas do mundo todo.

Além disso, a língua inglesa falada na Austrália é diferente da falada em outras partes do mundo, isso porque há forte influência de outros idiomas, especialmente as línguas aborígenes faladas entre os moradores tradicionais australianos.

Por isso, muitas vezes especifica-se que o idioma da Austrália é o inglês australiano.

População, religião e cultura da Austrália

A Austrália conta com uma população de mais de 25 milhões de habitantes. É um país com grande contingente populacional estrangeiro, o que lhe confere uma multiplicidade de culturas, especialmente influenciada pela presença indígena e os costumes europeus.

Muitas pessoas migram para a Austrália para trabalhar e estudar, levando consigo aspectos de sua cultura, religião, idioma, o que torna o país ainda mais dinâmico e diversificado.

A Austrália é um país laico, o que significa que não há uma religião oficial estabelecida pelo Estado. São várias as religiões existentes no país, com destaque para o Cristianismo, especialmente o protestantismo.

Além disso, os povos aborígenes australianos possuem suas próprias formas de manifestação religiosa. Destacam-se ainda na Austrália os elevados índices de pessoas que se declaram ateus ou sem religião, um dos maiores indicadores do mundo.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

CORTES, Rafaela. “Países da Oceania – Quais São e Principais Informações Sobre Eles“. Gestão Educacional. 2018. Disponível em: https://www.gestaoeducacional.com.br/paises-da-oceania/ . Acesso em 23 abr. 2019.

Embaixada da Austrália – Brasil. Disponível em: https://brazil.embassy.gov.au/brasportuguese/home.html. Acesso em 23 abr. 2019.

Veja mais!