Publicado por Katharyne Bezerra

Romero Britto é um dos artistas mais conhecidos no mundo todo, principalmente com relação às cores de suas peças. Brasileiro, mas radicado nos Estados Unidos há anos, é um verdadeiro sucesso entre as celebridades americanas.

Pintor, escultor e serígrafo, Romero Britto já pintou diversas personalidades e tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Entre os famosos representados pelas cores e traços do artista estão Neymar, Shakira, Michel Jackson e Dilma Rousseff.

Então, se deseja conhecer mais sobre a biografia e os quadros de Romero Britto, você está no lugar certo. Aqui vamos entender melhor sobre a vida e obra de um artista brasileiro conhecido internacionalmente.

Biografia de Romero Britto

Romero Britto nasceu em 6 de outubro de 1963, na capital pernambucana, Recife. Filho de Lourdes Britto e Rosemiro Britto, o menino que sempre sonhou em ser artista cresceu ao lado de oito irmãos e irmãs.

Mesmo com condições modestas de vida, Britto driblou as dificuldades com uma criatividade inata. Com isso, transformava materiais descartáveis em suas primeiras experiências com a arte.

Romero Britto

Romero Britto é brasileiro, natural de Pernambuco, que conseguiu reconhecimento internacional (Foto: Reprodução | Instagram/Romero Britto)

“Autodidata em tenra idade, ele pintou o que viu e o que imaginou em superfícies como jornais, papelão ou qualquer fragmento que pudesse encontrar”, destaca o site oficial do artista. (1)

Mas antes de seguir a carreira de artista, iniciou o curso de Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Logo reconheceu que essa não era sua área de atuação e empenhou-se para se dedicar aos caminhos artísticos.

Na primeira viagem internacional, em 1983, Britto aterrissou em Paris. Em terras francesas conheceu o trabalho de diversos artistas, como o de Matisse e Picasso. Ainda na Cidade Luz ele fez algumas exibições de suas peças em galerias e shows particulares.

Em seguida, foi para os Estados Unidos encorajado por artistas amigos. Nessa época, o estilo pop art estava florescendo, assim como a paixão de Romero por esse gênero. Por isso, criou um estúdio em Miami aberto ao público.

Veja também: 20 desenhos para colorir famosos

Família

Romero Britto é casado com a norte-americana Cheryl Ann Britto, desde 1988. Com ela, o artista tem um filho chamado de Brendan Britto. Desde o casamento, a família mora em Miami, na Flórida.

Uma curiosidade sobre o pintor brasileiro é ser irmão, por parte de pai, do técnico de futebol Baltermar Britto.

Carreira

Durante toda a carreira como artista, Romero Britto ganhou diversos prêmios e reconhecimento mundial. O trabalho desse brasileiro foi exposto em mais de 100 países, incluindo espaços importantes como o Salão da Exposição da Sociedade Nacional de Belas Artes no Carrousel du Louvre.

“Em 1988, ele foi selecionado junto com Andy Warhol e Keith Haring para a campanha ‘Absolut Art’ da Absolut Vodka.” (1) Além disso, ele é considerado o primeiro artista vivo a expor sua arte no Museu Soumaya.

Berlim, Nova Iorque e Londres são alguns dos lugares que receberam instalações esculturais de Britto. Em solos brasileiros, em 2001, foi inaugurada a Galeria Romero Britto, que fica localizada em São Paulo.

Outras informações sobre o artista relacionadas ao Brasil é o reconhecimento que ele possui. Por exemplo, ele é considerado embaixador da Copa do Mundo de 2014 e do Mundial dos Jogos Olímpicos no Rio 2016.

Romero Britto em exposição

Romero Britto em uma exposição de suas obras (Foto: Divulgação)

Ativismo e filantropia

Com todo o esforço na vida e na carreira, Romero Britto se tornou um grande ativista e filantrópico. Por isso é considerado um atuante no meio artístico e benfeitor em organizações de caridade em todo o mundo.

Romero acredita que a arte é muito importante para não compartilhá-la, por isso doa tempo, recursos e artes para mais de 250 instituições de caridade. Diante de tudo isso, é descrito como “um crente firme no papel de um artista como um agente de mudança positiva”.

Veja tambémComo fazer caderno de desenho

Romero Britto obras

O artista é conhecido internacionalmente pelo estilo pop seguido em suas obras. No entanto, Britto também carrega em seus traços influências do cubismo e das peças de Picasso. Trazendo assim um estilo icônico.

Em descrição feita pelo The New York Times, as obras de arte de Romero Britto exalam “calor, otimismo e amor”. (1)

Atualmente, as peças desse artista variam entre quadros, artigos de decoração para casa, impressões, esculturas, posteres e até mesmo cartões de presente. Além disso, ele possui uma coleção de trabalhos para o público infantil chamada de Britto Kids.

Características dos trabalhos

Tanto as esculturas como as pinturas de Britto carregam cores vibrantes como a principal característica. Além disso, as peças são bem demarcadas, muitas vezes com formas geométricas que preenchem a tela.

Também vale ressaltar que os trabalhos são retratados de forma alegre, por isso que na maioria das vezes os animais ou personagens estão sorrindo.

Outro aspecto importante é que as pinturas de Romero são versáteis. Isso porque, elas tanto podem trazer o retrato de algum artista como também podem fazer uma releitura de quadros famosos. Um exemplo disso é a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, que é transformada em um gato colorido na peça Mona Cat.

Preços das peças

Todos os trabalhos desse artista brasileiro radicado nos Estados Unidos são comercializados no site do artista. Os preços são avaliados em dólar e variam de acordo com a finalização das peças.

Sendo assim, você pode adquirir posteres por até $ 18, equivalente a R$ 66,25. Ou garantir impressões que podem chegar até $ 7.500, o que corresponde a R$ 27.603,75.

Mona Cat

Mona Cat é uma das obras mais reconhecidas do artista (Foto: Divulgação)

Obras mais famosas de Romero Britto

  • Mona Cat
  • Flow Space
  • Carmem Miranda
  • Madonna
  • Michael Jackson
  • Escultura de Romero Britto em Berlim, na Alemanha

Romero Britto na escola

O trabalho desse artista brasileiro pode compor as aulas de artes na escola. Ao trabalhar cubismo, arte moderna ou pop art em sala de aula, as pinturas e esculturas de Romero Britto podem servir para ilustrar um pouco desses estilos aos alunos.

Além disso, o pintor também serve como exemplo de perseverança, uma vez que veio de família humilde e mesmo assim é hoje reconhecido no mundo inteiro. E o melhor, trata-se de um brasileiro, trazendo o universo da pintura e escultura para mais próximo dos estudantes.

Uma outra forma de trabalhar o estilo de Britto em sala de aula é usando-o como inspiração para novas peças elaboradas pelos alunos. Pinturas à lápis ou com tintas podem ser uma maneira de abordar esse conteúdo na sala de aula.

Mas claro, sempre lembrando de mostrar as obras e falar um pouco sobre a biografia desse artista brasileiro de renome internacional que é Romero Britto.

Veja tambémConheça as cores primárias e por que recebem esse nome

Referências

1. BRITTO, Romero. “A história de Romero”. Disponível em: https://britto.com/es/la-historia-de-romero/. Acesso em 9 de janeiro de 2019.

Veja mais!