Publicado por Nicoli Tomazella

Conhecido por ser o maior e mais populoso continente de todo o mundo, o Continente Asiático tem por volta de 4,3 bilhões de habitantes distribuídos em 44.479.000 km² e apresenta 50 países que tem as maiores densidades demográficas de todo o planeta.

Continente asiático

O Continente Asiático é um continente banhado por três oceanos, o Pacífico, o Glacial Ártico e o Oceano Índico.

O relevo no continente asiático

É caracterizado por ser um relevo variado. Possui o ponto mais alto e o ponto mais baixo da Terra, o Monte Everest, como o mais alto, e o Mar Morto, como o mais baixo.

O Monte Everest é muito conhecido mundialmente e faz parte de uma cadeia de montanhas chamada Cordilheira do Himalaia, essa  cordilheira se deu devido ao choque de duas placas tectônicas. Os Montes Urais, os Montes Zagros e vários outros também são agrupamentos de relevo do mesmo tipo da Cordilheira dos Andes. O continente também apresenta alguns planaltos e vários desertos, o maior deserto do Continente Asiático é o Deserto de Gobi, na China.

O clima asiático

Os climas predominantes nesse continente são o Siberiano, o Mediterrâneo, o Desértico e o de Monções.

  • O clima de Monções é o mais conhecido, ele acontece devido às diferenças de pressão atmosférica entre a parte continental e a parte oceânica próxima ao continente, durante o ano todo existe uma alternância entre fortes chuvas no verão e fortes secas no inverno.
  • O clima Siberiano está ao extremo norte da Ásia, a temperatura é baixa e há presença de tundra ao norte, taiga no centro e estepes ao sul.
  • O clima mediterrâneo fica na região da Ásia Menor, onde o verão é quente e seco e o inverno é caracterizado por muita chuva.
  • O clima Desértico se encontra na Síria, Arábia, Índia e Irã, essas regiões apresentam a temperatura elevada durante o dia e fria durante a noite. O índice pluviométrico é muito baixo nessas regiões.

A estrutura da economia asiática

O Japão e a China, juntamente com a Índia, comandam a economia do continente. Junto à Índia, a China vem registrando os maiores índices de crescimento do mundo.

O Bloco Econômico mais importante na Ásia é a APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation, no português é conhecido como, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).

A política no Continente Asiático

O país que está no comando da política no continente é a Rússia, por ser o principal herdeiro da URSS. Devido a isso a Rússia herdou a maior parte do arsenal nuclear da União Soviética, assim passou o ponto político mais importante do continente.

O ponto principal de tensão político-militar nesse continente é a região do Oriente Médio, onde a principal disputa é a cobiça por parte de vários países pelo Petróleo, isso vem gerando vários conflitos ao decorrer dos anos.

Veja mais!