Publicado por Prof. Luana Polon

A Ásia é o maior continente terrestre, tanto em extensão territorial, quanto em população total. O Continente Asiático é banhado por três oceanos, o Pacífico, o Glacial Ártico e o Oceano Índico.

Possui uma ampla diversidade de paisagens, climas, biomas, culturas, religiões, idiomas. É no continente asiático que estão alguns dos maiores países do mundo, como a China, a Rússia e a Índia.

A Ásia é um continente muito interessante, especialmente pela diversidade dos povos que o habitam. Conheça mais sobre esse importante continente terrestre!

Características gerais

Mapa da Ásia

A ásia é o maior continente terrestre (Foto: depositphotos)

Localização

A Ásia, ou continente asiático, é uma das grandes porções continentais do globo. Este continente está localizado entre três oceanos, sendo eles o Índico, o Pacífico e o Glacial Ártico.

Além disso, ocupa uma parte do globo que está a Norte da Linha do Equador (Hemisfério Norte) e ao Leste do Meridiano de Greenwich (Hemisfério Oriental).

Limites

Os limites do continente asiático são definidos pelo Oceano Glacial Ártico ao norte; pelo Oceano Índico ao sul; pelo Oceano Pacífico a leste.

Ainda, pelo Mar Vermelho a Oeste (separação com continente africano), e o Mar Mediterrâneo e os Montes Urais (separação com a Europa).

Mapa

Este é o mapa político do continente asiático, que mostra os países que o formam:

Mapa dos países asiáticos

A Rússia é o maior país do Continente Asiático (Foto: depositphotos)

Quais são os países do continente asiático?

A Ásia é formada por 50 países, os quais estão divididos da seguinte forma dentro do território:

  • Ásia Central: Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão
  • Ásia Setentrional: Rússia
  • Ásia Oriental: China, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Taiwan, Mongólia
  • Ásia Meridional: Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Sri Lanka
  • Sudeste Asiático: Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Cingapura, Tailândia, Timor Leste, Vietnã
  • Ásia Ocidental: Afeganistão, Arábia Saudita, Armênia, Azerbaijão, Barein, Chipre, Emirados Árabes Unidos, Geórgia, Iêmen, Iraque, Irã, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Qatar (Doha), Síria e Turquia.

Qual o menor e maior país do continente asiático?

O menor país da Ásia é a República das Maldivas, que é uma ilha localizada no Oceano Índico. As Maldivas têm apenas 297,8 km² de extensão territorial.

o maior país da Ásia é a Rússia, que é um país que pertence ao continente asiático e ao continente europeu também.

Características físicas

Relevo da Ásia

O continente asiático apresenta variadas formas de relevo, com destaque para os extensos planaltos e planícies.

Há a presença de terras de elevadas altitudes, como é o caso do Planalto do Tibete, com altitudes acima dos 3.500 metros.

Estão presentes na Ásia as grandes cadeias montanhosas, como é o caso da Cordilheira do Himalaia, a qual separa as porções Norte e Sul do continente. É no Himalaia que está o Pico Everest, com cerca de 8.800 metros, maior pico do planeta.

Existem ainda depressões absolutas na Ásia, que são aquelas áreas que ficam abaixo do nível do mar, como o Mar Aral, Mar Cáspio e o Mar Morto.

Vegetação

Estão presentes na Ásia vários tipos de vegetação, os quais acompanham as mudanças de relevo e clima no continente.

São vegetações asiáticas: Tundra, Taiga, Floresta Temperada e Subtropical, Vegetação Mediterrânea, Pradarias, Estepes, Desertos, Savanas, Floresta Tropical e Equatorial e ainda Vegetação de Altitude.

Essa ampla variedade tem relação com a extensão do continente, e com as variações físicas de cada local.

Clima

Os climas do continente asiático são bastante variados, isso porque é um território muito grande.

São climas asiáticos: Equatorial, Tropical, Subtropical, Desértico, Semiárido, Mediterrâneo, Temperado, Frio, Frio de Alta Montanha e Polar. Os climas estão relacionados principalmente com as latitudes.

Hidrografia/Oceanos

Os oceanos que margeiam as terras asiáticas são o Índico, o Pacífico e o Glacial Ártico. Existem ainda rios extensos e caudalosos no continente, como o Rio Lena, o Rio Ob e o Rio Ienissei. Ainda, são destaque os rios Brahmaputra e o Rio Ganges, sagrado para os indianos.

Características sociais

Idioma/Religião

Existem inúmeros idiomas falados no continente asiático, especialmente pela variedade de culturas e povos que vivem naquele local. São destaques o Chinês, o Indiano, o Árabe, o Persa, o Birmanês, o Tailandês, o Russo e o Armênio.

Além disso, há ainda vários dialetos, que são formas de comunicação próprios das muitas etnias.

As religiões de maior destaque no continente asiático são o Cristianismo, o Islamismo e o Hinduísmo. Ainda assim, destacam-se várias outras correntes religiosas e filosóficas, como o próprio Budismo.

População/Cultura

A Ásia concentra o maior contingente populacional do planeta, com mais de 4 bilhões de pessoas. A população não se distribui de forma igualitária pelo território, fazendo com que existam áreas pouco habitadas, outras muito densas em população.

Dentre os continentes terrestres, a Ásia é o que tem a maior densidade demográfica, ou seja, de pessoas por quilômetro quadrado de território.

A cultura asiática é muito diversificada, sendo que cada país, cada etnia, tem sua própria cultura. Grandes civilizações se desenvolveram na Ásia, deixando traços culturais que são preservados até hoje.

Economia/Turismo

Existem países no continente asiático que vêm se destacando no cenário econômico mundial, como é o caso do Japão e da China, bem como a índia, a Rússia e a Coreia do Sul, dentre outros.

Um dos blocos econômicos mais importantes do mundo é asiático, que é a Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC).

Por seu território tão grande, o continente asiático é um dos lugares com mais pontos turísticos do mundo. São atrações históricas, culturais, gastronômicas, religiosas, naturais.

São vários lugares para visitação em todos os países asiáticos, como museus, templos, castelos e torres, antigas cidades em ruínas, bem como passeios na natureza.

Política

Os cenários políticos da Ásia são diversos, justamente porque são dezenas de países com estruturas políticas diferentes. Existem repúblicas, territórios autônomos, monarquias, emirados, federações, dentre outros.

Existem vários conflitos políticos no continente, especialmente por alguns governos agirem de forma mais impositiva em suas medidas governamentais. Existem ainda regimes ditatoriais na Ásia, mas muitos países já são democracias.

A Ásia guarda também uma herança do período em que o mundo se divida em blocos durante da Guerra Fria, de um lado os países influenciados pelos Estados Unidos sob a vertente capitalista, de outro a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) sob a égide do socialismo.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. “Expedições Geográficas“. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.

POLON, Luana. Estudo Prático. “Bloco Econômico APEC“. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/bloco-economico-apec/. Acesso em 20 mar. 2019.

Veja mais!