Publicado por Katharyne Bezerra

Os desenhos infantis educativos são ótimas opções para entreter as crianças na frente da televisão. Como elas estão em uma fase da vida onde começam a falar ou a interagir com outras crianças, as escolhas com relação ao que elas vão assistir são decisões triviais para projetar um bom comportamento.

Por essa razão, se faz necessário buscar por desenhos que tragam algo positivo para a meninada. Por exemplo, para as crianças que estão em fase de alfabetização, com aproximadamente 4 anos, os desenhos indicados são os que trabalham com o alfabeto, as cores e os números.

Já os menores vão se interessar por desenhos musicais ou os animados. Além disso, os programas que trazem formas geométricas e muitas cores são interessantes aos olhos das crianças de 2 anos. Por isso, devem ser explorados durante essa fase da vida.

Mas, além dessas opções há também desenho infantil educativo evangélico. Com esse tipo de temática as crianças podem aprender um pouco mais sobre Deus. No entanto, só é uma boa opção para ser transmitido em casa, quando os pais se reconhecem como cristãos.

12 desenhos infantis educativos

Desenho educativo alfabeto

Bob, O Trem 

Trem azul com letras do alfabeto

Esse desenho ensina as cores, alfabeto e numerais (Foto: Reprodução | Elo 7)

Esse desenho é ideal para as crianças que estão iniciando a alfabetização, pois ensina tudo que elas estão vendo em sala de aula. Por exemplo, há episódios em que trazem o alfabeto, outros que trabalham com os números e as formas geométricas.

Além dessas informações, “Bob, O Trem” também aborda os animais e as suas formas de comunicação. Ainda deixa as crianças informadas sobre os diferentes tipos de transportes e as suas funções na sociedade.

Tudo isso e outras formas de aprendizagem os pequenos podem conhecer através do trem “falante.”

Para encontrar os episódios desse desenho, basta procurar no YouTube. Assim você pode achar todos os episódios de “Bob, O Trem” em um único vídeo mais longo ou separados em alguns vídeos curtos.

Veja também: Além de filme, Turma da Mônica ganha livro ilustrado

Desenho infantil musical

Little Baby Bum

Menina, panda e vaca dentro de piscina

As canções desse desenho contam pequenas historinhas divertidas (Foto: Reprodução | Elo 7)

Para quem não conhece, Little Baby Bum é um desenho musical encontrado na Netflix na barra Kids. Nele as crianças podem encontrar algumas canções famosas, como os “Os Cinco Patinhos” e aprender a contar cantando.

Além de ensinar os números, as músicas ensinam o nome dos bichos. São três episódios de uma única temporada. No entanto, cada um tem mais de uma hora cada. Assim, é possível desfrutar de muitas canções em cada episódio.

Bob Zoom

Formiguinha azul acenando

Bob Zoom entoa cantigas de rodas e animadas para os pequenos (Foto: Reprodução | Elo 7)

Outro desenho animado musical é o Bob Zoom, que também pode ser encontrado na Netflix. Assim como o Little Baby Bum, essa animação conta com cantigas infantis bastante conhecidas, como “Meu Pintinho Amarelinho”.

Além de conhecer os animais, as crianças acabam ficando encantadas com todas as cores presentes no desenho. Ao todo, são cinco episódios com uma duração de aproximadamente 20 minutos cada, sendo que cada um possui várias canções.

Mundo Bita

Menina, Bita e animais saltando de dentro de livro

Através de músicas, o Mundo Bita fala sobre os animais (Foto: Reprodução | Elo 7)

Por fim, mais um musical presente na Netflix: Mundo Bita. Esse por sua vez é indicado para crianças maiorzinhas, entre 4 a 6 anos. Com esse desenho, os pequenos podem aprender palavras novas e se divertir de uma maneira saudável.

Em apenas um episódio de meia hora é possível aprender diversas canções com as crianças do Mundo Bita. No entanto, há uma versão exclusiva chamada de “Bita e os Animais”, com 27 minutos de pura diversão e aprendizagem.

Veja também: 20 desenhos para colorir famosos

Desenhos para criancinhas de 2 anos

A Casa do Mickey Mouse

Turma do Mickey sentada no jardim

Esse desenho fala sobre a funcionalidade de certos objetos (Foto: Reprodução | Elo 7)

Geralmente, as crianças de 2 anos estão aprendendo a falar, então é recomendado desenhos que ensinem as palavras a elas. Nesse caso, a dica é investir em desenhos como “A Casa do Mickey Mouse”.

Com a ajuda de Mickey, Minnie e a turminha deles, os pequenos aprendem algumas palavras. Além de objetos e animais, as crianças também podem aprender sobre cores, formas e números. Todo esse conteúdo educativo pode ser encontrado em cinco temporadas da Netflix.

Pocoyo

Menino e bichinhos sentados bloco de montar

Pocoyo é um desenho animado indicado para crianças pequenas (Foto: Reprodução | Elo 7)

Em três temporadas Pocoyo entra na sala da sua casa e ensina as crianças os significados de algumas palavras. Tudo isso com a ajuda de um bebê chamado de Pocoyo e o cachorrinho dele, ambos também estão fazendo essas descobertas.

Além de educativos, os episódios são divertidos e com certeza vai prender a atenção do pequeno enquanto ele estiver assistindo. Geralmente, os episódios não ultrapassam 30 minutos.

Desenho infantil educativo evangélico

Smilinguido

Formiguinhas brincando no jardim

Esse desenho traz algumas lições de moral no final das histórias (Foto: Reprodução | Elo 7)

O Smilinguido surgiu nos quadrinhos e tinha como intenção mostrar que mesmo nas criaturas frágeis e pequenas o Deus pode manifestar-se. Dos quadrinhos, o Smilinguido virou uma série com vários episódios de diversos temas.

Por exemplo, o personagem Smilinguido é ativo e ressalta os valores cristãos em tudo o que faz. No entanto, há outras formiguinhas que acabam pecando e a partir disso há uma lição de moral no final das histórias. Ao contrário dos demais, esse desenho infantil educativo evangélico só pode ser encontrado no YouTube.

Desenhos educativos para alfabetização

Dora, A Aventureira

Dora e macaco saltando de um cipo

Dora interage com as crianças e ensina palavras e termos em inglês (Foto: Reprodução | Elo 7)

Ao lado do macaquinho Botas, Dora se lança em diversas aventuras que são mostradas em duas temporadas na Netflix. O desenho se passa e a menina interage o tempo todo com os telespectadores, então incentive as crianças a responderem as perguntas de Dora.

Com esse tipo de desenho, as crianças aprendem diversas lições. Além de trabalhar com as cores, também há conteúdo sobre tamanhos e nomes de diversos objetos. Assim, torna-se uma experiência divertida e enriquecedora para os pequenos.

Go, Diego, Go!

Menino nadando em cima de tartaruga

Assim como a Dora, Go Diego Go familiariza as crianças com a língua inglesa (Foto: Reprodução | Elo 7)

Diego é um primo da Dora e também participa de diversas aventuras. Em alguns episódios eles se encontram e fazem a maior festa juntos. Assim como sua prima, Diego interage com as crianças e traz muitos ensinamentos para os pequenos.

Além de episódios em português, que podem ser encontrados no YouTube, há também opções em outras línguas, como o inglês. Com isso, as crianças podem aprender um outro idioma enquanto se divertem.

Veja tambémComo cuidar e preservar o meio ambiente

Desenhos educativos para 4 anos

De onde vem?

menina de trança com dúvidas

Esse desenho é indicado para as crianças mais curiosas que querem saber da origem de tudo (Foto: Reprodução | Elo 7)

Aos 4 anos, as crianças não param de questionar os pais sobre a origem das coisas, não é mesmo? Então para saciar as dúvidas da meninada aposte no desenho “De onde vem?”, que é ideal para os pequenos curiosos.

Em cada episódio, a personagem Kika descobre, com a ajuda de alguns elementos, de onde vem eles mesmos. Por exemplo, de onde vem o raio e o trovão, o vidro, o sal, o fósforo etc. Todos os episódios desse desenho pode ser encontrado no YouTube.

Caillou

Menino no jardim acenando

Caillou ensina sobre os principais dilemas que as crianças de 4 anos passam (Foto: Reprodução | Elo 7)

Entre os tantos desenhos que existem na Netflix, Caillou é um dos mais educativos. Mostrando momentos do cotidiano, o menininho Caillou ensina as crianças diversas lições que deve ser levadas para a vida.

Em duas temporadas, a criançada aprende porquê devem guardar os brinquedos e arrumar a bagunça, são incentivadas a comer legumes na alimentação e ainda uma série de outras questões pertinentes nessa idade.

Peixonauta

Peixe dentro de roupa de astronauta

O Peixonauta ensina sobre os cuidados com o meio ambiente (Foto: Reprodução | Elo 7)

O Peixonauta é outro desenho educativo para crianças de 4 anos de idade. Também encontrado em duas temporadas na Netflix, essa animação ensina grandes lições para a meninada. Entre muitos ensinamentos, o Peixonauta traz a temática do cuidado com a natureza e os animais.

As histórias se passam como se fossem casos a serem solucionados pelo Peixonauta e seus amigos. Dessas aventuras, resultam-se lições que ajudam a formar bons cidadãos desde pequenos.

Desenhos animados educativos para assistir

Luna, Júpiter e Cláudio posando para foto

A curiosa Luna busca saber o significado das coisas e como elas funcionam (Foto: Reprodução | Elo 7)

Além de todos os 12 desenhos animados educativos para crianças listados anteriormente, existem outras opções que são tão boas quanto. A seguir, você encontra outras dicas de desenhos que podem entrar na lista dos pequenos:

  • Backyardigans: Esse é mais um desenho encontrado na Netflix e é cheio de histórias contadas por animais ainda crianças. Além de canções, as crianças vão aprender muito com Pablo, Tyrone, Unique e Austin
  • O Show da Luna: Uma outra forma de aprender se divertindo é assistindo O Show da Luna. E os desenhos podem ser encontrados no YouTube
  • Daniel, O Tigre: O filhote de tigre chamado Daniel traz muitas informações novas para as crianças juntamente com a sua turminha. Os episódios estão distribuídos em duas temporadas na Netflix
  • Sid, O Cientista: Para aquelas crianças que não param de perguntar, uma boa dica é o desenho educativo Sid, O Cientista. Entre tantos temas, o pequeno Sid questiona a origem das coisas e os porquês delas funcionarem de uma maneira específica. Trata-se de um desenho ideal para os pequenos curiosos. E o melhor, todos os episódios podem ser vistos no YouTube
  • A Doutora Brinquedos: Para que as crianças aprendam a importância dos cuidados com a saúde, o desenho A Doutora Brinquedos traz essas informações. Também é uma boa opção para entreter e fazer com que as crianças adquiram conhecimentos. Pode ser encont;rado na Netflix

Veja também: 20 de março: O Dia do Contador de Histórias

A importância dos desenhos educativos na vida das crianças?

É claro que assistir programas na televisão demais é prejudicial, não só paras as crianças mas para todas as pessoas, inclusive os adultos. No entanto, com moderação e fazendo as escolhas certas, é possível aproveitar os conteúdos educativos que são transmitidos.

Sendo assim, as crianças aprendem ainda mais os assuntos trabalhados em sala de aula com relação a matemática, português e até mesmo línguas estrangeiras. Além disso, elas aprendem novas lições sobre a vida em sociedade, levando em consideração o respeito, a educação, a amizade e os cuidados com a natureza e os animais. 

Desta forma, incentive as crianças a assistirem desenhos infantis educativos. Não importa se é focado no alfabeto, musicais, para crianças de 2 anos ou até mesmo de 4. Busque sempre animações capazes de ensinar a alfabetização ou questões sociais.

Veja mais!