Publicado por André Luiz Melo

Localizado em faixas litorâneas, principalmente no Brasil, o manguezal é um ecossistema presente em áreas costeiras alagadas em regiões cujo clima é tropical ou subtropical. Esse tipo de bioma é considerado costeiro de transição, tipicamente encontrado entre o ambiente terrestre e marinho.

Regiões onde há o encontro de águas doces de rios com as águas do mar, a exemplo de baías, barras, enseadas, desembocaduras de rios, entre outras, haverá sempre um manguezal por perto. Tal encontro promove uma retenção de partículas orgânicas, e a composição de ambientes alagados com fundo lodosos, mal arejados e salobros.

Manguezal e seus aspectos naturais

Foto: Reprodução

Vegetação nativa

Em um manguezal há somente três espécies de vegetais em decorrência das condições desse tipo de região, são elas: Rhizophora mangle (mangue vermelho), Avicennia schaueriana (mangue seriba) e Laguncularia racemosa (mangue branco).

Com raízes que saem de diversas alturas do caule, o vegetal chamado de mangue vermelho, que está entre as mais espécies mais conhecidas, se ramifica no solo do manguezal em busca de atingir uma sustentação mais adequada e resistente.

Outro vegetal que figura entre os mais lembrados quando se fala em manguezal, a mangue seriba, é dotada de ramificações verticais a partir de suas raízes, denominadas de pneumatóforos, que têm papel de absorver oxigênio do ar.

Fauna da região

A reprodução de considerável parte de espécies marinhas, terrestres e de água doce de animais também merece destaque quando trata de um manguezal. É importante ressaltar que determinadas espécies passam toda sua existência nos manguezais, enquanto que outras apenas uma parte da vida.

Crustáceos, moluscos, aves, peixes, mamíferos e répteis estão entre os grupos de animais nativos dos manguezais. É comum nessas regiões o habitat de espécies como caranguejos, camarões, gaivotas, garças, urubus, gaviões, flamingos, jacarés, entre outras.

Importância

Além de contribuir para o desenvolvimento de várias espécies de animais, os manguezais possuem papel importante no que tange ao amortecimento do impacto das marés e para reter os sedimentos e materiais trazidos pelas águas dos rios, o que evita que as praias passem pelo fenômeno do assoreamento.

Economicamente, o manguezal é um ecossistema extremamente produtivo e importante para povoações que possuem moradia próxima. Famílias que vivem nos manguezais conseguem seu sustento através do mangue, esse que é um bioma rico em matérias orgânicas e nutrientes minerais para o homem e animais.

Veja mais!