Publicado por Prof. Luana Polon

Você já se perguntou qual o menor estado do Brasil? Neste artigo, você vai descobrir! Mas antes disso, é preciso destacar que dentre os países do mundo, o Brasil ocupa o quinto lugar em maior extensão territorial, ficando atrás apenas da Rússia, do Canadá, da China e dos Estados Unidos.

Com um território tão grande, ele precisou ser bem dividido para que pudesse ser adequadamente administrado.

Com isso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estabeleceu uma divisão regional, chamada de macrorregiões, com cinco partes: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Existem ainda outras formas de regionalizar o Brasil, como as regiões geoeconômicas, mas esta do IBGE é a mais comum. Além disso, o território brasileiro é atualmente dividido em unidades federativas do Brasil, as quais são 26 estados e o Distrito Federal.

Menor estado brasileiro em extensão

Hoje o menor estado existente no território brasileiro em extensão territorial, ou seja, no tamanho do seu território, é o Sergipe.

Mapa do Brasil

Sergipe está localizado na Região Nordeste e tem como capital a cidade de Aracaju (Foto: depositphotos)

Este estado brasileiro está localizado na região Nordeste do Brasil, e tem apenas 21.910 quilômetros quadrados de extensão territorial.

Seus limites físicos são marcados pelo Oceano Atlântico a leste. A oeste e sul tem o estado da Bahia. Já ao norte, tem-se o de Alagoas, do qual está separado pelo Rio São Francisco.

O estado do Sergipe emancipou-se politicamente da Bahia em 8 de julho de 1820, e hoje tem como sua capital a cidade de Aracaju, com uma extensão territorial de apenas 181,9 quilômetros quadrados.

A indústria responde por 30,6% do PIB sergipano, e as atividades turísticas são de grande destaque, principalmente as praias, os museus, parques e demais belezas naturais.

Estima-se que no ano de 2018, o Sergipe tenha registrado uma população de mais de 2.278.308 pessoas.

Assim, o estado tem uma densidade demográfica de cerca de 94.36 habitantes/quilômetro quadrado, o que é alta se comparada a do Brasil como um todo, que chega aos 23,8 habitantes por quilômetro quadrado. 

Mapa de Sergipe

Sergipe recebe muitos turistas, mas 30,6% do PIB corresponde ao setor industrial (Foto: depositphotos)

Menor estado brasileiro em população

A população brasileira é distribuída de forma bastante desigual ao longo do território. Por exemplo, alguns estados são densamente habitados, como São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto outros apresentam uma baixa população.

Para medir os índices populacionais, usa-se um conceito chamado de densidade demográfica, ou população relativa, que corresponde ao número de pessoas que habitam cada quilometro quadrado de território.

Esse cálculo é sempre uma média, então não corresponde ao que na prática se vê realmente. Por exemplo, o estado de São Paulo apresenta uma densidade demográfica de cerca de 177,4 hab./km², enquanto o estado do Amazonas tem uma densidade demográfica de aproximadamente 2,23 hab./km².

O estado brasileiro que apresenta o menor índice de população é Roraima. Sendo assim, é o estado menos populoso do país, com apenas 514 mil habitantes.

Roraima é um estado localizado na região Norte do Brasil, sendo o estado mais setentrional da federação (mais ao Norte).

Tem por limites a Venezuela, ao norte e noroeste; Guiana, ao leste; Pará, ao sudeste; e Amazonas, ao sul e oeste.

Roraima tem a menor densidade demográfica dentre os estados brasileiros. Isso significa que ele possui o menor número de pessoas habitando cada quilometro quadrado do território, cerca de 2,02 pessoas por quilometro quadrado.

Boa Vista, capital do estado, concentra cerca de 65,3% da população do estado. Ou seja, dentro do próprio estado há uma distribuição irregular de pessoas pelo território.

Demais estados brasileiros com menor extensão

Em relação à população, os outros estados brasileiros com menor índice são o Acre e o Amapá, ambos na região Norte do Brasil.

Quanto à extensão territorial, outros estados com pequeno território são o Alagoas (Nordeste), Rio de Janeiro (Sudeste), Espírito Santo (Sudeste), Rio Grande do Norte (Nordeste), Paraíba (Nordeste), Santa Catarina (Sul), dentre outros.

A predominância de estados com menor extensão territorial é na região Nordeste do Brasil. Vale lembrar que quando considerado o Distrito Federal, que fica na região Centro-Oeste do Brasil, e é uma das unidades federativas, essa é a de menor extensão territorial, com apenas 5.802 quilômetros quadrados.

Os estados brasileiros

O Brasil passou por algumas divisões de seu território ao longo da história, tanto em relação às regiões, quanto em relação aos estados.

Segundo a Constituição Federal de 1988, a República Federativa do Brasil é formada por 27 unidades políticas, dentre elas 26 estados e um Distrito Federal, os quais estão distribuídos numa área de 8.514.876 quilômetros quadrados do total do território nacional.

Os estados brasileiros são:

  • Acre (AC)
  • Alagoas (AL)
  • Amapá (AP)
  • Amazonas (AM)
  • Bahia (BA)
  • Ceará (CE)
  • Distrito Federal (DF)
  • Espírito Santo (ES)
  • Goiás (GO)
  • Maranhão (MA)
  • Mato Grosso (MT)
  • Mato Grosso do Sul (MS)
  • Minas Gerais (MG)
  • Pará (PA)
  • Paraíba (PB)
  • Paraná (PR)
  • Pernambuco (PE)
  • Piauí (PI)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Rio Grande do Norte (RN)
  • Rio Grande do Sul (RS)
  • Rondônia (RO)
  • Roraima (RR)
  • Santa Catarina (SC)
  • São Paulo (SP)
  • Sergipe (SE)
  • Tocantins (TO).

Estes estados possuem certa autonomia em suas decisões, legislações e organização interna. No entanto, são submissos em relação à esfera federal em muitas outras coisas.

A organização político-administrativa brasileira é formada pela União, pelos Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos com graus de autonomia.

Os poderes que atuam no Brasil são o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, que estão presentes em todos os estados. Por exemplo, o responsável pelo Executivo nos estados é o governador.

Os estados brasileiros são muito diversificados em extensão territorial e em quantidade de população.

Conclusão

O Brasil é um país que tem um enorme território, e por isso é dividido em estados menores para que se possa administrar de forma mais eficaz. No entanto, estes estados possuem características diferentes de tamanho e população.

O menor estado brasileiro em extensão territorial é o Sergipe, que fica na região Nordeste. Já o que tem a menor população é Roraima, que fica no Norte do Brasil.

Quando considerado o Distrito Federal, este é o que tem a menor extensão territorial. Os estados são bastante desiguais em tamanho, população, biodiversidade, cultura, e isso é o que torna o Brasil um país tão múltiplo, tão complexo e bonito. 

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

IBGE. “Cidades”. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em 15 de outubro de 2018.

Veja mais!