Publicado por Anna de Cássia

Conhecida como pulmão do mundo, praticamente a metade do território brasileiro é ocupada pela Floresta Amazônica, que é considerada a maior do Brasil. Porém, a floresta não ocupa só nossas terras, mas também as de outros países, nove ao total: Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Brasil. São ao total 5 milhões de km² de floresta tropical.

O clima

Possui um clima quente, do tipo Equatorial Úmido, e uma média de temperatura anual de 24°C (sem muitas variações de verão e inverno, pois a região fica próxima à linha do equador). Na região também acontece um número muito elevado de Chuva – cerca de 2.500 milímetros por ano, o que chega a ser um dos maiores índices de chuva do mundo.

A Floresta Amazônica

Foto: depositphotos

Fauna e flora

Essa floresta possui um número enorme de variedades de espécies vegetais, porém a maioria delas se caracteriza por possuir um estilo perene, ou seja, vegetações que se encontram muito próximas umas das outras e que as folhas não costumam secar.

A Floresta Amazônica também não fica pra trás na variedade de animais. São mais de 470 espécies de mamíferos, 3.000 peixes e 1.800 aves, além de mais milhares de espécies de insetos e repteis. Muitos animais desses são encontrados apenas na região amazônica, e em mais nenhuma outra floresta o mundo, e por causa do desmatamento e das queimadas eles se encontram em ameaça de extinção.

Água na Floresta Amazônica

Já que chove tanto na região, é de se esperar que lá haja uma quantidade muito grande de água, não? Pois dentro da região da Floresta passa a maior bacia hidrográfica do mundo, e a mais importante do Brasil: A Bacia Amazônica. Ela chega a ser responsável por 20% de toda a água de todos os rios do planeta!

A bacia amazônica é muito importante para a região, pois além de abastecer as comunidades com água potável, ainda dá a possibilidade de pesca, que torna-se um aspecto muito importante para a culinária e a economia da região.

Destruição da Floresta

Infelizmente, a civilização do homem vem destruindo cada vez mais esta floresta rica e gigante. Graças às queimadas, desmatamentos para construir cidades, e até à mineração que está crescendo cada vez mais. Tudo isso acaba resultando na destruição da floresta amazônica – e segundo um estudo, 20% do tamanho original da floresta já foi destruído. Com isso, a fauna e flora vai sofrendo o risco cada vez maior de entrar em extinção.

Veja mais!